31 outubro 2006

Já enjoa discutir o assunto da IVG


É com pena que vejo que em 2006, início do século XXI, o debate sobre a interrupção voluntária da gravidez ainda se faça em Portugal. É algo que já devia estar resolvido há anos e anos e é um sinal do nosso atraso e da nossa mentalidade ainda comandada pelo catolicismo conservador. Aliás, só em Portugal e na Irlanda é que o aborto é penalizado com pena de prisão para as mulheres que o fazem. Mas agora há aquela ideia preregrina de uma ex-comunista rendida à direita (Zita Seabra) de inventar uma lei que proiba o aborto sem que as mulheres sejam julgadas. Que lindo... Assim as consciências conservadoras ficam descansadas enquanto as mulheres continuam a abortar em clínicas ilegais... Ou seja, a direita quer legalizar o aborto clandestino!!! Neste assunto não há meias medidas: ou se diz sim no referendo que aí vem ou se diz não e continuaremos a ver mulheres presas por abortar! É hora de decidir pelo progresso ou pelo atraso! É hora de decidir por sermos verdadeiramente europeus ou continuarmos com um pé no terceiro-mundo.

28 outubro 2006

Carmona Rodrigues sem razões para levantar a Taça


Tenho lido em vários jornais e canais de televisão que Carmona Rodrigues preside à Câmara de Lisboa há um ano... Como se ele tivesse chegado ao edifício dos Paços do Concelho há 365 dias e não tivesse sido presidente no mandato anterior quando Santana Lopes foi primeiro-ministro. E é bom não esquecer que, mesmo quando o "menino-guerreiro" estava à frente da municipalidade da capital, Carmona Rodrigues era vice-presidente. Hoje ele apresenta-se como se não tivesse nada a ver com o que se passa em Lisboa desde há cinco anos. Pois bem, as trapalhadas do túnel do Marquês, Parque Mayer e Feira Popular, só para citar três exemplos entre muitos outros, começaram há muito tempo e Carmona Rodrigues tem especiais responsabilidades. Isto já para não falar das avultadas dívidas que a câmara municipal foi contraindo nos últimos anos. Lisboa está pior que há cinco anos e isso salta aos olhos de quem mora e/ou trabalha na cidade. Já nem o básico é feito: pavimentação das ruas, arranjo dos passeios, ordenação do trânsito... Nem tudo é mau, concerteza: o encerramento de algumas zonas aos automóveis e o projecto de requalificação da Baixa/Chiado merecem nota positiva, mas este último terá que sair do papel das boas intenções. De qualquer forma até agora o balanço é negativo, se bem que ainda é cedo para qualificar totalmente a actuação de Carmona Rodrigues. Mas dizer que ele está na Câmara de Lisboa há um ano é enganar as pessoas. A nossa memória não é assim tão curta!

25 outubro 2006

Inundações II



Imagens das inundações em Tomar, retiradas do site da Rádio Hertz.

Inundações I


Acordei com a TSF a falar de inundações em Tomar. Parece que o rio Nabão está a galgar as margens e a entrar pelo centro histórico. O que torna esta terra tão bela depois também lhe provoca problemas. No Verão são os incêndios, no Inverno (se bem que estamos no Outono...) são as inundações.

23 outubro 2006

Monumentos de Lisboa em 3D


Os visitantes do site a três dimensões www.3dlisboa.com vão poder percorrer a partir de Novembro o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Panteão Nacional. Iniciativa do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) com o apoio dos CTT, a visita virtual daqueles três monumentos também será possível no site daquele organismo, www.ippar.pt.

Casa e família


Tive um fim-de-semana bastante calmo em Lisboa e o tempo ajudou muito... Sábado com a minha prima até à uma da manhã cá em casa e domingo jantar com pais e amigo no Campo Pequeno. Há fins-de-semana assim...

17 outubro 2006

União Ibérica: era só o que nos faltava!


Quase metade dos espanhóis, 45,7%, quer a união entre Portugal e Espanha, com a maioria a defender que o novo país deve chamar-se Espanha, ter Madrid como capital e manter o regime monárquico, de acordo com uma sondagem. A sondagem, realizada pela Ipsos para a revista Tiempo refere que o apoio à união dos dois países é particularmente elevada entre os mais jovens, dos 18 aos 24 anos, com mais de metade (50,8%) a favorecerem essa opção. Entre os que favorecem a fusão, 43,4% dizem que o novo Estado deve chamar-se Espanha, contra 39,4% que favorecem a opção de "Ibéria", e apenas 3,3% favorece ver Lisboa como a capital do novo Estado, contra 80% que querem Madrid. Cerca de metade dos eleitores defende que o novo estado deve manter-se com o regime monárquico, que vigora em Espanha, contra 30,2% que defendem que o "novo país" seja uma República.

Mais grave que isto é haver portugueses (28%) que também desejam uma união ibérica, de acordo com uma sondagem do jornal Sol, há umas semanas.

Rivoli e a Câmara do Porto


A Câmara do Porto cortou a luz e colocou o ar condicionado no máximo do frio numa tentativa de acabar com o protesto do grupo de actores e espectadores que se mantêm barricados no Teatro Rivoli. Este grupo protesta contra a decisão da autarquia de entregar a gestão do Rivoli a privados. Que bela medida dos autarcas portuenses... Já agora podiam torturá-los e queimá-los na fogueira como no tempo da Inquisição!

16 outubro 2006

Paraíso e tradição




Onde eu gosto de ler os jornais em Tomar e beber uma bela de uma bica... Ainda nesta rua (Corredoura, porque seria aqui que os cavaleiros templários corriam os seus cavalos) há uma loja que soube manter a tradição

Passando pelo rio Nabão...




Aqui está o Convento de Santa Iria, onde segundo a lenda a freira foi atirada ao rio e depois de percorrer o Nabão, passou pelo Zêzere, tendo ido parar ao Tejo, onde hoje se situa Santarém. Diz-se até que o nome da capital ribatejana se deve a Santa Iria ou Santa Ereia, que depois evoluiu para Santarém. Lendas...
PS: Em Tomar há ainda este pequeno canal, que a um amigo meu faz lembrar Amesterdão, salvaguardando as enooooormes distâncias.

O que se safou...




Pelo menos havia lá um "stand" a divulgar a Festa dos Tabuleiros, que se vai realizar no próximo Verão, e a antiga Feira das Passas, onde a minha avó ia comprar frutos secos para fazer bolos... Que saudades...

Domingo na Feira de Santa Iria




Eu detesto feiras, mas vou a esta há vários anos... Há que manter a tradição! Esta é a feira que homenageia Santa Iria, a padroeira de Tomar. Lembro-me de ir com o meu avô e de achar piada a tudo. Hoje em dia é igual a todas as outras: barracas a vender roupa de marca (falsas ou roubadas), produtos que já ninguém quer, diversões que existiam na Feira Popular de Lisboa (até lá estava o famoso "Poço da Morte") e um palco com música "pimba". Do pior! Enfim... já nem aqueles produtos tradicionais de província tem.

Passeio pela terra templária



Há pormenores que me encantam sempre...

Fim-de-semana em Tomar



Sábado, 14 de Outubro, foi o dia de anos do meu pai. À tarde dei uma volta pela cidade.

13 outubro 2006

Sexta-feira 13


É sexta-feira, 13 de Outubro do Ano da Graça de 1307... Os Cavaleiros do Templo são "surpreendidos" pela inveja e sede de poder de Filipe o Belo, rei de França, com o intuito de extinguir a Ordem e apoderar-se dos seus bens. Todo a Europa fica chocada pelas acusações feitas aos cavaleiros e em 1314 a Ordem é oficialmente extinta pelo Papa Clemente V. Os seus membros foram presos simultaneamente por toda a França e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia. Nasce aqui a superstição associada à "Sexta-feira 13". 699 anos depois, é sexta-feira, 13 de Outubro de 2006 e eu estarei na capital dos Templários em Portugal.

Aqui vou eu para a cidade templária


Mais um fim-de-semana que vou passar a Tomar. Mais um fim-de-semana de descanso, de leitura de jornais e continuação da obra de Eça "O Crime de Padre Amaro". Mais um fim-de-semana sem ter de pensar em mais nada...

11 outubro 2006

Pena de morte foi abolida em Portugal há 160 anos


É verdade... o nosso País pode andar sempre atrasado, mas neste caso fomos os primeiros do mundo. A pena de morte foi abolida em Portugal, fez ontem (dia 10 de Outubro) 160 anos. É por isso que nesse dia se celebra o Dia Mundial Contra a Pena de Morte. Pena (quase se morte) é que o país mais poderoso do mundo, os Estados Unidos da América, ainda não nos tenham seguido o exemplo...

Guimarães cultural


Fiquei satisfeito por Guimarães ter sido a cidade escolhida para a candidatura de Capital Europeia da Cultura em 2012. Depois do sucesso de Lisboa 1994 e do meio-sucesso do Porto 2001, desejo ao berço da Pátria muitos e bons espectáculos daqui a uns aninhos!

09 outubro 2006

Cartazes (muito bem) retirados


A União dos Sindicatos de Lisboa (USL/CGTP-IN) acusou hoje a Câmara lisboeta de ter retirado de "forma prepotente e arrogante" algumas faixas afixadas em várias zonas da cidade a anunciar um protesto e manter outra publicidade no local. Segundo o sindicato, a Câmara Municipal de Lisboa retirou na madrugada de sábado toda a propaganda alusiva ao "Protesto geral, pela mudança de políticas" que estava colocada no Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça do Comércio e Santa Apolónia.

Que queriam? Continuar a sujar a cidade com a porcaria dos cartazes de plástico na parte histórica de Lisboa? Acho muito bem que retirem esta publicidade de todo o centro da cidade. Isto não é a República da Bananas, apesar de às vezes parecer.

Lisboa a preto e branco


A capital multicultural, como eu gosto!

05 outubro 2006

Viva a República!



Hoje é um grande dia para Portugal. Comemoram-se os 96 anos da Implatação da República, deixando para trás um regime caduco, ilógico e menos democrático. Um Estado verdadeiramente moderno só pode ser uma República, nunca uma monarquia. E ainda há quem defenda a existência de uma família real no nosso país no século XXI... Coitados! Viva a República! Viva Portugal!

04 outubro 2006

Baixa/Chiado


Se há zona em Portugal que se aproxima mais do cosmopolitismo europeu é a da Baixa/Chiado/Bairro Alto. Nenhum outro lugar no nosso país é tão progressista. É aqui que encontramos todo o tipo de pessoas e onde existe uma maior miscelânea cultural. Diz-se que é a nossa sala de visitas... Eu diria, na brincadeira, que se é a nossa sala de visitas então é melhor não entrar no resto das divisões, isto porque tudo o resto é com toda a certeza pior. Há algum sítio mais belo que o Terreiro do Paço ou a subida até ao Chiado? Há outro lugar onde todos os tipos de pessoas convivam tão bem no mesmo espaço como no Bairro Alto? A resposta é não, isto apesar de haver muitos outros lugares fantásticos neste rectângulo.

Li hoje no DN os planos para a revitalização da Baixa/Chiado e zonas limítrofes. Requalificação do edificado, novos hotéis, zonas comerciais, mercados. Entre todas as propostas gostei especialmente do encerramento do Terreiro do Paço ao tráfego automóvel e a utilização das arcadas para comércio, museu e hotel. Os custos serão elevados (1145 milhões de euros) e teremos obras até 2020, sendo que em 2010 as principais intervenções já estarão concluídas. A ver vamos. Duvido sempre muito quando se fala em prazos no nosso país. Ainda assim, só tenho que saudar a Câmara de Lisboa pela iniciativa e Maria José Nogueira Pinto por ter posto mãos à obra. Nem tudo é mau nesta coligação. Até ver!

03 outubro 2006

Provincianismo


O post anterior fez-me lembrar o provincianismo que existe por muitas cidades do País. Em que ter rotundas, uma auto-estrada a passar ao lado e um grande centro comercial serve-lhes para acharem que são terras desenvolvidas. Paradigma disso é Bragança, Vila Real, Viseu... que depois continuam a ser tão ou mais provincianas do que eram antes. Um dos maiores desejos destas terras é ter prédios tipo-Massamá. Tanto os quiseram que destruíram as suas cidades. É que, ao contrário do que se possa pensar, o desenvolvimento e o progresso está na mentalidade dos seus cidadãos.

Ter um enorme centro comercial e depois ser contra a despenalização do aborto, ser racista e ter preconceitos é que é ser atrasado e terceiro-mundista. Já ouvi comentários de gente de cidades pequenas sobre Lisboa que eram deste género: "Aqui há tantos pretos!" ou "Lá (a terra deles) nem há comunistas (isto dito com orgulho)"... Estes comentários até já os ouvi de pessoas do Porto... Imaginem! Pois é meninas e meninos da província, felizmente a região de Lisboa tem muitos pretos, muitos comunistas, muitas formas de pensar e de viver e muita gente com uma mentalidade progressista e virada para o século XXI! E só é pena que em Lisboa não haja ainda mais gente estrangeira, de todos os credos e de todos tipos sociais e culturais. Ainda assim, é por isso que Lisboa continua a ser a cidade mais cosmopolita do País e com uma forma de pensar de acordo com o resto da Europa e que vai acompanhando os novos tempos. Por muitas auto-estradas e centros comerciais que se façam pelo interior não será isso que os tornará cidadãos modernos e desenvolvidos. É que já fui a um "lindo" (parecia uma nave espacial) shopping de terra pequena, que depois as pessoas que lá andavam continuavam a ter um aspecto de cavador de batatas e de mulher a dias (provavelmente também odiavam pretos e comunistas).

Neste meu comentário excluo o Alentejo e por isso fiquei feliz por Évora ter ganho o estudo de competitividade. Évora soube manter a sua identidade, apesar de ter crescido muito (vão a Vila Real e Bragança e vejam o que fizeram aos seus centros históricos...). Évora desenvolveu-se e não precisou de shoppings e só tem uma auto-estrada a passar ao lado porque é a ligação entre Lisboa e Madrid. Nunca ouvimos os eborenses reclamar por auto-estradas. O Alentejo ainda está preservado, mantém a sua cultura secular e já é mais rica que Trás-os-Montes, segundo os últimos indicadores. E que eu saiba Beja e Portalegre não têm sequer uma via rápida e grandes centros comerciais muito menos. Acreditem: o desenvolvimento está nas cabecinhas de cada um de nós.