28 fevereiro 2007

Parabéns Benfica!







O Glorioso faz hoje 103 anos. O Sport Lisboa e Benfica é "apenas" o clube com mais sócios em todo o mundo, é bicampeão europeu e aquele que conquistou mais títulos (tanto campeonatos como taças) em Portugal. É obra!

27 fevereiro 2007

Gostava de estar... (2)


... na Place des Vosges, em Paris, uma das mais belas praças da Europa...

26 fevereiro 2007

Não me convence...


Pela terceira vez vi o Hora H, o novo programa de Herman José na SIC. Parece uma mistura entre "O Tal Canal" e o "Humor de Perdição", mas em pior...

22 fevereiro 2007

Zeca Afonso


Faz amanhã 20 anos que morreu um dos símbolos da revolução dos cravos e um dos melhores compositores do nosso século XX. Sem ele o 25 de Abril não teria sido o mesmo...

Nasceu um novo blogue sobre Lisboa


O blogue A Bica vai reflectir sobre a nossa cidade-capital. Aqui o vosso amigo dá a sua contribuição...

21 fevereiro 2007

Dois anos de Governo PS com maioria absoluta


Pela primeira vez na sua história o Partido Socialista obteve, há dois anos, maioria absoluta. Após as lideranças de Mário Soares, Vítor Constâncio, Jorge Sampaio, António Guterres e Ferro Rodrigues, o secretário-geral José Sócrates consegue que o PS governe sozinho sem precisar de acordos parlamentares. Depois da saída de António Guterres tivemos três anos de governos PPD-CDS (gosto mais dos nomes antigos destes partidos) com as duplas Durão/Portas e Santana/Portas, o que facilitou em muito a ascensão de Sócrates e que contribuiu para esta vitória histórica. Depois da fuga de Guterres, foi a vez de Durão Barroso fugir para Bruxelas (aqui ainda foi mais grave porque deixou o País apenas para seu próprio benefício, sem ter conseguido resolver um único problema). A seguir foram aqueles seis ou sete meses de surrealismo santanista, que todos nós estamos bem lembrados... E eis que chega Sócrates. O que pensam dele? É melhor ou pior que os seus antecessores? O País está melhor ou pior do que antes dele?

19 fevereiro 2007

Nomes dos partidos com representação parlamentar


Nunca consegui perceber como é que actualmente os partidos do centro-direita e direita continuam a ter nomes tão errados. À esquerda parece-me que está tudo bem. Bloco de Esquerda, Partido Comunista Português e Partido Socialista. No caso do PS poderia chamar-se ainda Partido Trabalhista ou Partido Social Democrata. Agora o PSD e o CDS/PP é que têm nomes que enganam... O PSD não é um partido social democrata, já que todos os partidos com esse nome na Europa pertencem ao centro-esquerda e à Internacional Socialista. O nome correcto do PSD seria o seu antigo nome: PPD (Partido Popular Democrático) ou apenas PP, como é o caso de Espanha. Aliás, o PSD pertence ao PPE (Partido Popular Europeu). Já o CDS (Centro Democrático Social) de centro não tem nada, é um típico partido de direita democrata-cristão, nem sequer é um Partido Popular, como às vezes é tratado. Devia chamar-se PDC (Partido Democrata Cristão) ou PL (Partido Liberal)... Temos dois partidos de direita com nomes de esquerda e de centro... Eu sei que há razões históricas para terem estas designações, mas não será altura de mudar?

18 fevereiro 2007

Gostava de estar... (1)


... na Piazza Navona, em Roma, num dia de Primavera. Esta praça parece um cenário de um teatro e foi o local onde comi o melhor gelado da minha vida. O ambiente é fantástico, aliás como em toda a capital italiana. Tenho de lá voltar!

17 fevereiro 2007

Quero ir...


... à exposição com obras de Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929), patente no Museu do Chiado/Museu Nacional de Arte Contemporânea desde ontem. Recorde-se que se comemoram, em 2007, os 150 anos do nascimento deste pintor, que é o primeiro modernista português. A não perder até 27 de Maio.

16 fevereiro 2007

Odeio o Carnaval e o samba...


Que estes dias de festa para anormais passe depressa...

15 fevereiro 2007

Mário Soares


É para mim o "Grande Português", pelo menos do século XX. Esteve sempre do lado certo da História e da Razão. Lutou contra a ditadura de Salazar e Caetano, combateu ao lado de Humberto Delgado, foi preso e exilado pelo Estado Novo. Fundou o PS ainda em 1973. Depois do 25 de Abril lutou por uma democracia europeia, combatendo o PCP, que na época tinha tentações totalitárias. Encostou a direita no seu lugar. Descolonizou, bem ou mal, mas descolonizou. Colocou Portugal na então CEE, hoje União Europeia. Derrotou a direita em 1986, numa eleições presidenciais que ficaram para a História. Compreendeu o País quando o cavaquismo apodreceu. Depois do prestigiante cargo como Presidente da República ainda foi eurodeputado e desde o primeiro minuto percebeu o que estava em causa quando os EUA invadiram o Iraque. Mário Soares tem 82 anos e Portugal deve-lhe muito. E os portugueses, sobretudo os nossos contemporâneos, devem-lhe praticamente tudo...

D. Afonso Henriques


É a minha escolha para "Grande Português", da lista dos dez finalistas do programa da RTP. Além de ter sido o fundador de Portugal, inventou Portugal. Devemos-lhe não sermos castelhanos e não termos uma das mais horríveis línguas do mundo. Do pequeno Condado Portucalense foi conquistando território até ao actual Alentejo. Devo-lhe a conquista aos mouros da minha cidade de Lisboa e de ter doado aos Templários a terra da minha mãe: Tomar. Definitivamente, um grande português... e o primeiro!

14 fevereiro 2007

Será que é desta?


A Câmara de Lisboa anunciou que a partir de segunda-feira 50 novos funcionários da EMEL começarão a fiscalizar e a multar carros que estejam estacionados em cima de passeios e parados em segunda fila. Será que é desta que a cidade-capital vai deixar o seu aspecto terceiro-mundista com automóveis estacionados por todo o lado? Espero que as multas sejam de valor bem elevado!

PS: A fotografia é de um país do terceiro-mundo, neste caso o Brasil, mas podia ser em Lisboa ou em qualquer outra cidade portuguesa... se bem que cá o parque automóvel é bastante melhor.

"Nojeira" Pinto e o seu Salazar


Não queria acreditar quando liguei para a RTP1 e vi o documentário sobre Salazar, que foi feito no âmbito do programa "Os Grandes Portugueses"... Jaime Nogueira Pinto fez uma autêntica lavagem ao cérebro sobre o ditador nacional e aquele que foi o principal responsável pela miséria de País que ainda hoje somos... O homem teve a lata de comparar Salazar a Afonso Henriques e ao Infante D. Henrique... Socorro! Mas o que mais me choca é a televisão pública, que eu pago através da minha conta da electricidade, ter patrocinado um programa como este! Uma vergonha!

12 fevereiro 2007

A mais subtil manchete sobre o referendo


Para os mais desatentos, reparem quem está nas mãos de Cavaco na foto principal da primeira página do Correio da Manhã... Genial!

Novo "Público"


Saiu hoje para as bancas o novo jornal "Público", que cortou radicalmente com o passado. Ainda é cedo para eu poder avaliar se foi para melhor. Para já, acho-o bastante mais confuso, mas talvez aqui se aplique o slogan pessoano para a Coca Cola: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se". À primeira vista a cor causa bastante "ruído" nas páginas e é mais difícil perceber em que secção se está. Em vários aspectos fez-me lembrar o "Sol". Mas há que dar algum tempo para perceber se esta mudança gráfica veio melhorar o jornal. De qualquer forma, há que realçar a coragem pela mudança.

Pequena análise sobre os resultados



Olhando para o mapa distrital do País, verifica-se que nos distritos do Centro e Sul o "Sim" venceu e nos distritos do Norte o "Não" ganhou, excepto no do Porto. Em todas as cidades dos distritos de Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro o "Sim" venceu. Curioso é o facto de que nos concelhos nortenhos das cidades de Aveiro e Guarda o "Sim" venceu e nos concelhos de Viana do Castelo, Vila Real e Bragança as freguesias citadinas deram vitória ao "Sim". No concelho de Braga, três das seis freguesias citadinas o "Sim" foi maioritário. Isto parece confirmar que a urbanidade "foge" aos valores mais conservadores e retrógados.

PS: Só por curiosidade, e por falar em valores conservadores e retrógados, até no concelho natal de Salazar, Santa Comba Dão, o "Sim" ganhou...

Fotografias retiradas do blogue Espresso Conspiracy e do sítio Portugal Diário

Até que enfim!!!


Finalmente Portugal passou da Inquisição à Modernidade no que toca à Interrupção Voluntária da Gravidez. Parabéns à sociedade portuguesa! Sim: 59,3% ; Não: 40,7%

Aqui estão outros resultados que me interessam:

- Distrito de Lisboa: Sim 71,5%; Não 28,5%
- Concelho de Lisboa: Sim 67,5%; Não 32,5%
- Freguesia da Lapa : Sim 50,5%; Não 49,5%

- Concelho de Cascais: Sim 68,5%; Não 32,5%
- Freg. de Carcavelos: Sim 69,5%; Não 30,5%

- Distrito de Santarém: Sim 65,5%; Não 34,5%
- Concelho de Tomar : Sim 60,5%; Não 39,5%

Para saber mais resultados distritais, concelhios e de freguesias ligar ao sítio: www.referendo.mj.pt/Pais.do

Nota: Em todos os concelhos do Distrito de Lisboa o "Sim" venceu. Em todas as freguesias da cidade de Lisboa o "Sim" venceu. Em todas as freguesias do concelho de Cascais o "Sim" venceu". No concelho de Tomar o "Sim" venceu em 13 das 16 freguesias, incluindo as freguesias citadinas.

Imagem: Primeira Página do Diário de Notícias de 12 de Fevereiro de 2007

10 fevereiro 2007

Catolicismo


Cada vez mais me convenço que um dos grandes males de Portugal é ser ainda dominado pela Igreja Católica. Uma religião, tal como todas as outras, que atrofia o pensamento livre, que pretende impôr uma moral do passado, que limita o cidadão comum. Já nem falo dos crimes cometidos ao longo de séculos. O que mais me indigna no catolicismo são as ideias retrógadas que divulgam em pleno século XXI. Uso do preservativo, interrupção voluntária da gravidez, casamento entre homossexuais, eutanásia ou até mesmo o papel das mulheres na sociedade... são apenas alguns dos temas em que o Vaticano tem ideias desfasadas da realidade dos nossos dias. O pior é que o seu peso na sociedade portuguesa ainda é demasiado grande. Não entendo como pessoas inteligentes e racionais podem seguir determinados valores católicos e que os defendam publicamente. Não entendo como um Estado que se diz laico convida membros eclesiásticos para determinadas inaugurações e que figurem no protocolo de Estado. Eu tive uma educação católica, fui baptizado, fui à catequese, ia à missa todos os domingos até aos meus 8 anos, fiz a primeira comunhão... Sei perfeitamente o que é a Igreja Católica e como actua perante os seus fiéis. A partir da minha adolescência comecei a afastar-me e a pôr tudo aquilo em causa. Maria, mãe de Jesus, era virgem? Jesus fazia milagres? Jesus ressuscitou? Existe Céu e Inferno? Existe Diabo? Comecei a fazer estas perguntas a mim próprio com uns 13, 14 anos. E cheguei à conclusão que nada disto fazia sentido. Afastei-me definitivamente da Igreja. Depois comecei a perceber que o Vaticano não passa de um Estado que tenta controlar os povos que se afirmam católicos e que tenta impôr as suas "verdades". Comecei a ouvir falar de Opus Dei e da desgraça que ela representa nas nossas sociedades. Cheguei à conclusão que a Igreja é mais um Mal que um Bem. E tornei-me agnóstico. Duvido que exista um Deus, mas também não nego a sua existência. Claro que respeito a fé de cada um, mas não entendo como se pode acreditar em tantos disparates, inventados pelas próprias religiões. Mas o importante é que as pessoas comecem a pensar, cada vez mais, pelas suas próprias cabeças e deixem de ser influenciadas pela religião católica ou por qualquer outra... É claro que a maioria dos valores ocidentais têm uma matriz cristã, seja ela católica ou protestante, mas para distinguir o Bem do Mal, o que está Certo e o que está Errado, não é necessário seguir uma fé, seja ela qual for. Não podemos deixar que a Igreja Católica continue a dominar as mentes dos portugueses, porque isso faz de nós um país mais atrasado em termos de mentalidade e costumes. O desenvolvimento de um país não está no número de auto-estradas ou centros comerciais, está na forma como funciona o cérebro de cada uma das pessoas que compõem a sociedade.

09 fevereiro 2007

Um dia perfeito em Lisboa


Por desafio de um amigo aqui descrevo um dia perfeito na minha cidade-capital:

Desde que comecei a ir para a escola, considero o sábado o melhor dia da semana. A época do ano poderá ser fim da Primavera ou início de Verão. Acordar nunca antes das 11h, arranjar-me e sair de casa para comer qualquer coisa. Como moro na Lapa, vou até ao Jardim da Estrela a um café que lá existe, não sem antes comprar um ou dois jornais num quiosque. Ali é interessante observar os avós a brincar com os seus netos ou turistas espantados com a monumentalidade da basílica. Depois é só apanhar o eléctrico 28 e ir até à Baixa para dar uma volta. Não há vez nenhuma em não fique maravilhado com aquele legado deixado por Marquês de Pombal. Para almoçar algo leve (detesto comer muito ao almoço) o difícil é escolher, já que tenho vários sítios que adoro. Podia ir até ao Museu de Arte Antiga, ao Noobai na Bica, à Fundação Calouste Gulbenkian... mas hoje decido subir a colina do castelo e vou até ao Chapitô. O ambiente naquela escola de circo é sempre engraçado. Durante a tarde podia ir até Belém ou à Expo, mas não. Aos fins-de-semana esses locais são de fugir! Já que estou em Alfama, subo mais um pouco e entro no castelo para me maravilhar pela enésima vez com uma das vistas mais belas em todo o mundo. Ao descer, passo pela Sé e entro para me refrescar. Depois atravesso a Baixa e subo ao Chiado, desta vez pelo Elevador de Santa Justa. Mais uma vista deslumbrante! Saio pelo Largo do Carmo e vou até ao café do Centro Nacional de Cultura, com a sua fantástica vista para o Teatro São Carlos e para a torre da igreja. O Chiado é provavelmente a zona mais civilizada de Portugal inteiro. Já que ali estou entro no Museu de Arte Contemporânea, mesmo em frente ao hospital onde nasci. Quando saio já são horas de jantar. Nada melhor que ir a uma tasca lisboeta. Neste sábado vou à Barroca, no Bairro Alto comer umas deliciosas febras com umas muito caseiras batatas fritas e salada excelentemente temperada. Quando saio já o Bairro está a encher de gente. Majong, Maria Caxuxa, Tertúlia, Páginas Tantas... há muito por onde escolher. A noite pode acabar no Lux, mas não. Estou farto daquilo e cada vez gosto menos de noitadas. Volto a casa a pé e decido que no dia seguinte vou até à praia...

08 fevereiro 2007

Mau tempo no dia do referendo...


"Referendo: Portugueses vão domingo votar à chuva e ao vento

O mau tempo, com chuva, aguaceiros e vento forte, vai continuar em Portugal continental, nos Açores e na Madeira até domingo, dia do referendo sobre a despenalização do aborto.
O Instituto de Meteorologia prevê para o dia da consulta, nas regiões do Norte e Centro, céu muito nublado e muita chuva. Nas terras altas, o vento será forte a muito forte, com rajadas na ordem dos 90 km/h.
Nas regiões do Sul, o tempo estará melhor, prevendo-se céu nublado, com a possibilidade de aguaceiros.
Na Madeira, o céu estará muito nublado e o vento vai soprar fraco, enquanto nos Açores a previsão é também de céu muito nublado com aguaceiros.
O combate à abstenção tem sido uma das preocupações dos movimentos e dos partidos na campanha para o referendo de domingo.
Cerca de 8,4 milhões de eleitores estão recenseados para a consulta."

Notícia Diário Digital/Lusa

Há oito anos foi o bom tempo e a praia a desculpa por uma grande abstenção... Será que este ano será o mau tempo e a chuva?

Estou com saudades de Amesterdão


Gostava de lá ir este ano...

05 fevereiro 2007

Que tristes são... os que votam no "Não"...


Passei esta noite de domingo, início de madrugada de segunda-feira pelo Largo do Rato a pé. E não é que vejo dois betos de sorriso nos lábios, com ar de anormal, com frascos de grafitti na mão? Desconfiei logo que deviam estar a pintar alguma idiotice e pensei que o tinham feito nas paredes da sede do PS. Mas não, estes criativos palhaços, foram pintar o chão junto aos passeios do Largo do Rato, com esta soberba frase: "Por favor não me pises, tenho apenas 10 semanas" e o desenho de um feto ao lado. Se isto for sinal de desespero por o "Sim" continuar à frente, acho óptimo, mas temo que isto é sinal de que estão a ganhar confiança por o "Não" estar a subir nas sondagens. Que isto sirva de aviso aos abstencionistas que votariam "Sim". Todos os votos contam... É mesmo preciso ir votar!

04 fevereiro 2007

Saída de sexta-feira


Jantar em minha casa com dois grandes amigos e resto da noite num bar de um outro amigo no Bairro Alto.

02 fevereiro 2007

Cinema


A semana passada fui ao cinema ver o último filme de Woody Allen, que não adorei, mas isso também não vem aqui ao caso. O que de facto me irrita, e cada vez mais, é a falta de educação e civismo das pessoas que os frequentam. Quando entrei na sala (neste caso no Cine-Teatro do Monumental) ainda nem tinham começado os anúncios e a maioria das cadeiras estava vazia. Não é que quase todas as pessoas chegam durante a apresentação de outros filmes e nos primeiros 10 minutos do filme em exibição? É assim tão difícil chegar a horas à sala de cinema? Será que as pessoas não percebem que incomodam os outros obrigando-os a levantarem-se ou a ter que desviar a cabeça para continuar a ver o filme? É pena que as regras não sejam as mesmas das do teatro. A partir do momento em que o filme começa não deveria entrar mais ninguém. Pagou bilhete e depois não pode entrar? Azar! Tivesse chegado mais cedo!