19 outubro 2007

A Europa deu mais um passo



Hoje é um dia histórico para Portugal e para o resto da Europa. E foi no nosso país que se concretizou mais um dos pequenos passos de que Jean Monet falava quando se referia ao método que deveria ter a construção de uma Europa unida. Caminhamos para uma federação totalmente original, única no mundo. Nunca seremos uns Estados Unidos da Europa, nem será esse o nosso modelo. Mas daremos mais uma vez um exemplo à Humanidade do que é civilização. Espero que o novo Tratado europeu, que se chamará Tratado de Lisboa, seja um passo seguro de uma Europa ainda mais forte no mundo e que esta se imponha como uma grande potência mundial. Espero ainda que, daqui a uns anos, talvez muitos, tenhamos uma Europa com uma única voz na política externa, com um poderio militar único, uma Constituição e um Presidente votado por todos os europeus. E é bom não esquecer que já temos uma moeda única, um parlamento europeu, livre circulação de pessoas e bens, entre muitas outras conquistas que se mostraram muito úteis a todos os cidadãos europeus. Quanto a um referendo digo que sou contra. A ver pelo que aconteceu em França e na Holanda, em que apenas se discutiu política interna de cada um desses países, não vejo que os portugueses saíssem mais elucidados sobre o Tratado e sobre o que está em causa para a Europa. Acredito, como sempre acreditei, que a democracia representativa responde melhor no que respeita aos grandes desígnios. A maioria do povo português votou num partido profundamente europeísta, o mais europeísta de todos os partidos portugueses. Compete ao governo desse partido decidir. Se todos os países europeus só olharem para o seu umbigo e não cederem e partilharem a sua soberania a Europa não avançará nunca. Desejo sinceramente que todos os países da União Europeia, e os outros que entrarão um dia, deixem os egoísmos nacionais e nacionalistas de lado e se prossiga com o sonho de Jean Monet.

18 outubro 2007

Boicota as Olimpíadas!


Como outros cidadãos, decidi boicotar os Jogos Olímpicos em Pequim, na China. A única forma que encontrei para o fazer é não assistir a uma única prova do evento (pela TV, porque não iria lá nem que me pagassem) no próximo ano. Não serve de nada... eu sei, mas sinto que fico com a minha consciência mais limpa.

Imagens de Portugal (13)


Zona de Belém com o Padrão dos Descobrimentos ao fundo, em Lisboa.
Foto de Neyvan Pecanhuk, retirada do sítio TrekEarth.

Cidade "Maravilhosa"


«Oito pessoas morreram durante um tiroteio numa favela da zona Oeste do Rio de Janeiro, entre elas um menino de quatro anos e um polícia civil, divulgou a imprensa local. O garoto chegou a ser levado a um hospital, mas não resistiu ao tiro que levou no coração. Os outros seis mortos são suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. O confronto entre polícias civis e traficantes na favela da Coréia deixou ainda ferida uma criança de 10 anos e o delegado da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), Rodrigo Oliveira. O tiroteio ocorreu durante uma operação que mobilizou cerca de 300 polícias e contou com carros blindados e helicópteros. O objectivo da operação era desactivar um depósito de drogas e armas na favela. O medo levou os comerciantes a fecharem as lojas e populares a se esconderem nas casas. Os polícias apreenderam uma metralhadora, cinco fuzis e quatro pistolas.Um suspeito foi preso.»
Notícia retirada do sítio Diário Digital.
Já perceberam por que eles preferem servir-nos nos restaurantes e cafés?

Sem gás por incompetência de alguém...


Há quatro semanas que não tenho gás em casa. Sim, isso mesmo: um mês! Culpa de quem? Bem, como sempre, e à boa maneira portuguesa, as culpas são sempre atiradas para o lado. Tudo começou com obras no prédio onde vivo e onde foi mudada, entres outras, a canalização do gás. Entretanto, o empreiteiro reparou que a conduta de gás entre o prédio e a rua está danificada e que deve ser a Lisboagás a resolver o problema. A Lisboagás foi chamada pelo empreiteiro, mas parece que não chegou lá nenhum fax com o pedido para arranjar a tal conduta. O empreiteiro culpa a Lisboagás e a Lisboagás culpa o empreiteiro por não ter mandado o valioso fax. E pronto, anda-se nisto há semanas sem fim à vista. Quem se lixa? Aqui o "je" e mais o vizinho de cima, porque os outros usam "a boa" da bilha. Todas as manhãs acordo com vontade de dar um tiro a alguém, quando penso que tenho de me lavar com água fria. Neste país o cidadão comum "fode-se" sempre. Eu queria ver se isto acontecia em casa do senhor Cavaco Silva, que por acaso é quase meu vizinho...

14 outubro 2007

Imagens de Portugal (12)


Zona antiga de Vila Real.

Foto de Pedro Almeida, retirada do sítio TrekEarth.

A RTP é do Estado ou da Igreja Católica?


Por que razão a RTP dá cobertura à maior mentira religiosa em Portugal? Dias inteiros com directos de Fátima só demonstra mau serviço público. Relembro que o Estado é laico e que a RTP é do Estado. Não tem nada que fazer promoção de um evento religioso além de uma notícia de telejornal por ser um evento. Nada mais. A Igreja Católica que se promova sózinha, que já tem máfias suficientes para o fazer como a Opus Dei e a bispalhada e padrecos do Vaticano. Manhãs e tardes inteiras com directos de Fátima é um nojo televisivo!

Festa do Chiado


«A 11ª Festa do Chiado arranca sábado e prolonga-se até dia 20, com o intuito de «trazer antigos e novos frequentadores desta zona lisboeta», disse Cristina Reis, do Centro Nacional de Cultura (CNC), que organiza a iniciativa.
A Festa tem-se realizado nos meses de Maio e Outubro, mas a partir do próximo ano «será concentrada e decorrerá em Maio, até pela facilitação de vários meios», indicou.
Da Festa deste ano sobressai a observação do céu e das estrelas a partir de telescópios instalados no Largo Trindade Coelho, onde se situa a igreja de S. Roque, e ainda uma homenagem ao ensaísta Eduardo Prado Coelho que foi o primeiro consultor do CNC para a iniciativa «Cinco livros, cinco autores».
A iniciativa de observação do firmamento, «Lá em cima...», conta com a colaboração do Centro Ciência Viva de Constância e do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.
Durante esta semana a festa permitirá entrar no Convento da Trindade, que habitualmente está encerrado, e onde se instalou a Cervejaria da Trindade.
«O convento foi reconstruído depois do terramoto de 1755 e com alterações mais recentes, mas continua a ser um espaço arquitectónico magnífico, com alguns elementos decorativas que aludem à Maçonaria», explicou Cristina Reis.
O Cónego Armando Duarte guiará uma visita à basílica dos Mártires, na Rua Garrett, que foi o primeiro cemitério cristão após a reconquista de Lisboa por D. Afonso Henriques em 1147. Neste templo o grupo de música antiga Il Dolcimelo apresentará um concerto que se intitulará «Viagem no tempo».
Serão também realizadas visitas ao Grémio Literário e ao Teatro São Carlos, bem como uma visita guiada à Praça do Comércio por Elisabete Rocha, que reconstituirá o regicídio do Rei D. Carlos e do Príncipe herdeiro D. Luís Filipe, em Fevereiro de 1908.
A Hemeroteca, no Palácio dos Marqueses de Tomar, junto ao miradouro de S. Pedro de Alcântara, abrirá as suas portas para mostrar o impacto da greve académica de 1907 na imprensa da época.

Galerias de arte

As galerias de arte do Chiado apresentam as suas exposições habituais, «mas há casos de dilatação do horário, e até escolhas de pintores propositadas para esta festa», disse Cristina Reis. Fátima Nunes inaugura uma exposição na galeria Maria Lucília Cruz, na Rua das Salgadeiras, no Bairro Alto. Pedro Sousa Vieira expõe desenho na galeria Quadrado Azul, Pedro Castanheira na das Galveias, Paolo Bigelli na Chiado d` Arte, Rogério Ribeiro nas Salgadeiras e Paulo Ossião na S. Francisco, entre outros.
Realiza-se ainda uma feira de livros, DVD, serigrafias e t-shirts na sede do CNC, na Rua António Maria Cardoso, e uma de alfarrabistas na Junta de Freguesia dos Mártires, frente à igreja do Santíssimo Sacramento.

«Movida lisboeta»
A Festa é ainda motivo para «encontros à esquina», um deles na do largo do Picadeiro com a Travessa dos Teatros, de onde Rui Afonso Simões e Anísio Franco guiarão os participantes pela «movida lisboeta».

Notícia retirada do sítio do PortugalDiário.

08 outubro 2007

Portugal foi um dos pioneiros


Escreveu Victor Hugo: «Felicito a vossa nação. Portugal dá o exemplo à Europa. Desfrutai de antemão essa imensa glória. A Europa imitará Portugal. Morte à morte! Guerra à guerra! Viva a vida! Ódio ao ódio.» San Marino (1848), Venezuela (1863), Portugal (1867) e Holanda (1870) foram os primeiros países do Mundo a abolir a pena de morte.

04 outubro 2007

Viva a República!


Programa do 5 de Outubro:

10h20 - Formação do Batalhão da GNR na Praça do Município.
10h30 - Chegada dos Convidados.
10h40 - O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a Senhora Presidente da Assembleia Municipal, o Senhor Vice-Presidente e os Senhores Vereadores deslocam-se para o átrio dos Paços do Concelho.
10h45 - Chegada de Sua Excelência o Primeiro Ministro.
Recebe Honras Militares. Após a recepção é conduzido ao Salão Nobre pelo Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
10h50 - Chegada de Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República.
Recebe Honras Militares. Após a recepção é conduzido ao Salão Nobre pela Senhora Presidente da Assembleia Municipal.
10h55 - Chegada de Sua Excelência o Presidente da República.
Recebe Honras Militares. Após a recepção é conduzido ao Salão Nobre pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Dois contínuos em grande uniforme abrem o cortejo, segue-se Sua Excelência o Presidente da República e o Senhor Presidente da Câmara acompanhados pelos Senhores Vereadores.

As individualidades reunir-se-ão a Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República e a Sua Excelência o Primeiro Ministro, que aguardam no Salão Nobre.

11h05 - Início da Cerimónia
Sua Excelência o Presidente da República, Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República, Sua Excelência o Primeiro Ministro, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a Senhora Presidente da Assembleia Municipal, o Senhor Vice-Presidente e os Senhores Vereadores são conduzidos pelo protocolo à varanda do Salão Nobre.

Segue-se o hastear da Bandeira Nacional por Sua Excelência o Presidente da República, coadjuvado pelo Senhor Presidente da Câmara, ao som do Hino Nacional, tocado pela Banda da Guarda Nacional Republicana e cantado pelo Coro “CORELIS” do Tribunal da Relação de Lisboa.

As individualidades presentes na varanda descem em cortejo para a Praça do Município ocupando os respectivos lugares.

Na Praça do Município estarão em lugar de destaque os estandartes dos Centros Escolares Republicanos.

Intervenção do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Intervenção de Sua Excelência o Presidente da República.

Desfile das forças em parada.

11h45 - Fim da Cerimónia

Olha quem ele é...


e contra o ensino burguês e a queixar-se dos "anti-operários".

01 outubro 2007

Imagens de Portugal (11)


Costa Nova, em Aveiro.
Foto de Avelino Silva refirada do sítio TrekEarth.