31 janeiro 2008

Miradouro recuperado


«Às 11h30 de amanhã, dia 1 de Fevereiro, serão reabertos ao público o miradouro e jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, após as obras de requalificação, que incluíram a reconversão dos pavimentos, zonas verdes, mobiliário urbano, iluminação pública e zonas de repouso, limpeza e valorização do lago e melhoramentos no acesso à parte inferior deste equipamento, no valor global de cerca de 1 milhão de euros.»
Notícias Câmara Municipal de Lisboa

Dois heróis de 1 de Fevereiro


Manuel Buíça e Alfredo Costa mataram, no primeiro dia de Fevereiro de 1908, o rei Carlos e o príncipe Filipe no Terreiro do Paço. Este grande acontecimento proporcionou o fim da idiota monarquia e o caminho para a República. Este dois homens da carbonária deviam estar no Panteão Nacional por tao bom serviço prestado à Pátria!

17 janeiro 2008

Actual aeroporto pode transformar-se em parque


«António Costa considera "positivo" que o processo de decisão do novo aeroporto esteja, finalmente, a concluir-se. No entanto, a sua visão do futuro da Portela esbarra na oposição. António Costa deseja "um pulmão verde" para a cidade e admite que zonas já construídas possam ser reutilizadas com o mesmo fim.»
Notícia Portugal Diário

14 janeiro 2008

Ah pois é...


"Seis em cada dez proprietários de estabelecimentos de animação nocturna equacionam reduzir o número de funcionários, caso persista a quebra de clientes alegadamente provocada pelas restrições ao fumo, segundo resultados de um inquérito divulgado hoje no Porto.
O inquérito foi promovido pela Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP) junto de cerca de 200 operadores do sector, explicou o presidente da estrutura, António Fonseca.
No mesmo universo de inquiridos, 80 por cento disseram que não concordam com a lei e afirmaram que, se pudessem, optavam por manter o fumo de cigarro livre nos seus estabelecimentos.
De acordo com António Fonseca, as limitações ao fumo em espaços fechados, decorrentes da aplicação da nova Lei do Tabaco, provocaram quebra de afluência aos estabelecimentos nocturnos "de 30 por cento, nos espaços mais em voga, a 70 por cento, nos restantes".
O dirigente associativo enviou quarta-feira uma carta ao ministro da Saúde, Correia de Campos, pedindo-lhe uma reunião 'com carácter de urgência'." Notícia Lusa

A mim não me apanham em discotecas tão cedo... Ah pois é...

13 janeiro 2008

Novo Aeroporto de Lisboa


José Sócrates e Mário Lino anunciaram que o novo aeroporto internacional de Lisboa vai para o concelho do Montijo, no local do denominado Campo de Tiro de Alcochete (que teve este nome devido a um maçon que tinha uma mulher nascida em Alcochete, e o seu marido quis fazer-lhe uma homenagem). Era óbvio para todos, apesar de não sermos técnicos, que a Ota era uma má solução. Não podia ser aumentado, ficava encravado entre uma auto-estrada e um monte, ficava muito longe de Lisboa e retirava importância ao aeroporto do Porto. Já o aeroporto na Margem Sul do Tejo tem espaço para ser aumentado no futuro, obriga à construção de uma ponte rodo-ferroviária entre Lisboa e o Barreiro (essencial para a Área Metropolitana de Lisboa) e vai retirar importância ao futuro aeroporto de Badajoz. O que eu não entendo é porque teve de ser uma instituição fora do Estado, a CIP, que teve de fazer o trabalhinho todo. Não era obrigação do Governo ter estudado todas as hipóteses e depois escolher a melhor? Este Governo e os anteriores, demitiram-se da sua função. Por acaso tivemos a sorte de haver uma CIP que fez um estudo, que nem era sua obrigação, tendo ou não a CIP interesse próprio nesta solução. Aqui critico, e muito, o Governo. Deviam ter feito estudos em todos os locais e não apenas entre a Ota e Rio Frio.

Ratificação parlamentar do Tratado de Lisboa


O Tratado de Lisboa vai ser ratificado pela Assembleia da República e não através de referendo como tinha sido prometido pelo primeiro-ministro em relação ao antigo Tratado Constitucional. Sócrates não vai cumprir a promessa e, do meu ponto de vista, ainda bem. Eu fui contra os dois referendos sobre a interrupção voluntária da gravidez e contra o referendo à regionalização. Nós votamos de 4 em 4 anos para eleger um governo e decidir e já se provou que os referendos em Portugal nunca atingem 50% de participação. Ainda bem que Mário Soares não fez um referendo (nessa altura nem seria possível constitucionalmente) à entrada de Portugal na então CEE. A Europa tem avançado ao longo destes 50 anos porque tem tido em determinadas alturas bons líderes e pessoas com visão de futuro. A Europa tem de avançar e caminhar, passo a passo, para o federalismo e os povos europeus, normalmente conservadores, terão de aceitar isso. Em Portugal, um referendo sobre o Tratado de Lisboa até passaria com grande facilidade, mas a via parlamentar é tão legítima como a referendária. Penso que os referendos só devem ser feitos em relação a assuntos locais e nunca sobre questões nacionais, já que estes últimos não esclarecem ninguém (como se viu nos três referendos anteriores) e apnas servem para discutir se o Governo é bom ou mau...

07 janeiro 2008

Este país é lindo...



Versão portuguesa em cima e versão inglesa em baixo

05 janeiro 2008

O 5.º canal


O Governo aprovou mais um canal generalista esta semana. Antes da era da televisão por cabo esta notícia teria tido, certamente, outro efeito. Hoje em dia a maioria dos portugueses tem no mínimo acesso a 40 e tal canais(sendo que cerca de 25 são portugueses ou falados em português europeu)e outros a mais de 80 (cerca de 35 falados em português). Apenas menos de metade da população vê os quatro canais generalistas por via hertziana. Por isso, este quinto canal que deverá surgir em 2009 não passa hoje de uma notícia de rodapé, sem grande mediatização. De qualquer forma, considero positivo a entrada de mais um canal generalista, que poderá ser uma pedrada no charco nos outros quatro canais já instalados.