31 agosto 2007
Mais um acidente no Brasil...
Já só faltam os cigarros saudáveis...
A Boost, marca de franchising italiano, vai abrir a sua primeira em Portugal a 10 de Setembro. O espaço escolhido é o centro comercial Dolce Vita Saldanha, em Lisboa, e é um passo na marca alimentar para se expandir na Europa. A Boost traz para Portugal um novo produto, os «Smoothies», que são «o pilar de uma nova forma de alimentação que aposta em ingredientes mais light e saudáveis», diz a empresa.
De Espanha, nem bom vento nem... nada!
«Praga de roedores está a chegar de Espanha a Portugal
Uma praga de ratos do campo que há várias semanas afecta centenas de municípios espanhóis chegou já a povoações de Zamora próximo da fronteira com Trás-os-Montes, onde o único obstáculo é actualmente o Rio Douro.
A informação foi avançada hoje pela União de Pequenos Agricultores de Zamora (UPA) que em comunicado refere que o problema dos roedores deixou de ser um problema apenas da comunidade de Castela e Leão para se converter «num problema internacional».
A UPA refere que já foram detectados roedores nas povoações da comarca de Aliste, limítrofes com Portugal (Quintanilha, Bragança), faltando-lhes pouco para chegar a terrenos portugueses.
Estima-se que entre 400 e 750 milhões de roedores tenham afectado já milhares de hectares de pelo menos 621 municípios espanhóis, continuando a sobreviver apesar de fortes campanhas de combate lançadas pelas autoridades e pelos agricultores.
Nas últimas semanas o debate sobre como combater o problema tem-se alargado, com as autoridades a defenderem o uso de veneno, os agricultores a optarem por queimadas ou armadilhas e os ecologistas a alertarem para o perigo do veneno.
Agricultores chegam a encontrar e a matar três a quatro mil roedores por dia, que depois enterram ou queimam com cal.
A praga já trouxe outra, a de moscas verdes que se alimentam das carcaças dos roedores e que também já se começaram a fazer sentir em grande número.
Igualmente preocupante é o aumento do número de casos de tularémia, uma doença conhecida como a «febre do coelho» e causada pela bactéria Francisella tularensis.
Tipicamente rural, a doença é normalmente encontrada em roedores, coelhos e lebres, podendo ser transmitida ao homem e a outros animais.
A Junta da comunidade de Castela e Leão confirmou já 42 novos casos na última semana, elevando para mais de 200 o número de afectados desde o inicio do ano - comparativamente a apenas seis no ano passado.
Oficialmente a doença não está a ser directamente vinculada com os roedores, mas as autoridades não descartaram essa relação.»
Notícia retirada do sítio Diário Digital.
30 agosto 2007
Boas medidas
«A Câmara de Lisboa inicia hoje uma acção de limpeza geral da cidade, que envolve lavagem de passeios e remoção de cartazes ilegais, concretizando uma das dez medidas prioritárias assumidas pelo presidente, António Costa (PS) quando foi eleito.
A acção arranca às 22:45 na Avenida da Liberdade, junto ao posto de limpeza dos Restauradores, divulgou a autarquia da capital.
A pintura de quase 200 passadeiras junto a escolas, o encerramento do Terreiro do Paço ao trânsito, aos domingos, com um programa de animação cultural programado para um ano, foram medidas definidas como prioritárias por António Costa que já começaram a ser concretizadas.
O autarca, que reuniu com os directores municipais no dia seguinte a tomar posse, iniciará em Setembro reuniões com os 55 presidentes de junta, 33 dos quais do PSD, outras medidas anunciadas.
Já concretizada está uma alteração orçamental de 63, milhões de euros que vai permitir desbloquear as obras paradas por falta de pagamento e que constitua outra prioridade do autarca.
Em Setembro deverá avançar uma acção de combate ao estacionamento em segunda fila e em cima do passeio, bem como a apresentação de uma proposta de saneamento financeiro e o pagamento de 8,8 milhões de euros em dívida.»
Notícia retirada do sítio Diário Digital.
Liga dos Campeões
Grupo A:
Liverpool (Ing).
FC Porto (Por).
Marselha (Fra).
Besiktas (Tur).
Grupo B:
Chelsea (Ing).
Valência (Esp).
Schalke 04 (Ale).
Rosenborg (Nor).
Grupo C:
Real Madrid (Esp).
Werder Bremen (Ale).
Lazio Roma (Ita).
Olympiacos (Gre).
Grupo D:
AC Milão (Ita).
Benfica (Por).
Celtic Glasgow (Esc).
Shakhtar Donetsk (Ucr).
Grupo E:
FC Barcelona (Esp).
Lyon (Fra).
Estugarda (Ale).
Glasgow Rangers (Esc).
Grupo F:
Manchester United (Ing).
AS Roma (Ita).
Sporting (Por).
Dínamo Kiev (Ucr).
Grupo G:
Inter Milão (Ita).
PSV Eindhoven (Hol).
CSKA Moscovo (Rus).
Fenerbahçe (Tur).
Grupo H:
Arsenal (Ing).
Sevilha (Esp) ou AEK Atenas (Gre).
Steaua Bucareste (Rom).
Slavia Praga (Che).
AEK e Sevilha disputam segunda-feira, em Atenas, a segunda mão da terceira pré-eliminatória.
Assim de repente, a equipa portuguesa que estava no terceiro pote é a que está em piores lençóis...
Para já, estamos safos...
«O efeito do Acordo Ortográfico, até agora ratificado por apenas três dos oito países que falam português, só talvez "na próxima década" possa ser avaliado "com mais clareza", defendeu o professor universitário brasileiro Paulo Motta Oliveira. Em declarações à agência Lusa, Motta Oliveira, da Universidade de São Paulo, responsável pela organização do XXI Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, a decorrer entre 03 e 06 de Setembro, considerou estar-se em presença de "um desacordo", mais do que de um acordo. "Acho cedo para falar do acordo, ainda mais que se trata de um desacordo. Creio que toda a mudança ortográfica é difícil", disse.
Assinado em Dezembro de 1990, o Acordo Ortográfico deveria ter entrado em vigor a 1 de Janeiro de 1994 depois de depositados os instrumentos de ratificação de todos os Estados, o que não chegou a acontecer. Em Julho de 1998, na Cidade da Praia, Cabo Verde, foi aprovado um primeiro protocolo modificativo que previa a entrada em vigor do acordo depois da apresentação dos instrumentos de ratificação por todos os estados signatários. Seis anos mais tarde, em Julho de 2004, por um segundo protocolo modificativo, prescindiu-se da aplicação unânime do acordo e fixou-se que bastaria a ratificação por apenas três países signatários para entrar em vigor. Até agora, apenas três países - Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe - ratificaram o acordo e os seus dois protocolos, estando, por esse facto, formalmente, em condições para fazer entrar em vigor as novas regras ortográficas.
Em Julho último, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, disse à Lusa que "seria muito importante, do ponto de vista editorial, que Brasil e Portugal estivessem juntos quando arrancar o acordo ortográfico". Na altura, o chefe da diplomacia brasileira escusou-se a dizer se o Brasil adoptaria as novas regras ortográficas sem Portugal.
"O problema é Portugal, que está hesitante. Do jeito que está, o Brasil fica um pouco sozinho nessa história. A ortografia torna-se mais simples, mas não cumpre o objectivo inicial de padronizar a língua", referiu Moreira. Em Julho último, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, disse à Lusa que "seria muito importante, do ponto de vista editorial, que Brasil e Portugal estivessem juntos quando arrancar o acordo ortográfico".
Portugal já ratificou o acordo, mas tem ainda de ratificar o segundo protocolo modificativo. Segundo fonte do ministério dos Negócios Estrangeiros, à Lusa, Portugal pretende introduzir uma cláusula de reserva diferindo por 10 anos a entrada em vigor do acordo.
Um outro interlocutor do Folha de S. Paulo, o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça, considerou que "não faz sentido" que, actualmente, nos eventos internacionais, seja "preciso redigir dois documentos (...): com a grafia de Portugal e a do Brasil".
Segundo especialistas, as modificações propostas no acordo devem alterar 1,6 por cento do vocabulário de Portugal. Os portugueses deixarão, por exemplo, de escrever "húmido" para usar a nova ortografia - "úmido" - e desaparecem também da actual grafia em Portugal o "c" e o "p" nas palavras em que estas letras não são pronunciadas, como em "acção", "acto", "baptismo" e "óptimo".
No Brasil, a mudança será menor, porquanto apenas 0,45 por cento das palavras terão a escrita alterada. O trema utilizado pelos brasileiros desaparece completamente e o hífen terá a mesma sorte quando o segundo elemento da palavra comece com "s" ou "r", casos em que estas consoantes devem ser dobradas, como em "antirreligioso" e "contrarregra". Apenas quando os prefixos terminam em "r" se mantém o hífen. Exemplos: hiper-realista, super-resistente.
O acento circunflexo sai também de cena nas paroxítonas terminadas em "o" duplo ("vôo" e "enjôo"), usado na ortografia do Brasil, mas não na de Portugal, e da terceira pessoa do presente do indicativo ou do conjuntivo dos "crer", "ler", "dar", "ver" e os seus derivados.Passará a escrever-se: creem, leem, deem e veem. No Brasil, o acento agudo deixará de usar-se nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas como "assembleia" e "ideia".
O alfabeto deixará de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação do "k", "w" e "y".» Notícia Lusa
27 agosto 2007
Lembram-se?
Foi o primeiro CD que comprei na vida, tinha eu 15 anos e estávamos em 1990... Eu andava no 10.º ano. Bons tempos...
A verdadeira língua de Camões morre em Janeiro?
Não sei se é verdade, mas ouvi dizer que dia 1 de Janeiro de 2008 entra em vigor o Acordo Ortográfico, em que os acentos das palavras desaparecem, assim como os "h" do início das palavras, os "c" em palavras como "acção" e os "p" de palavras como "óptimo". A ser verdade... está tudo a dormir? Por que ninguém fala deste assunto? Vamos ter de começar a escrever como a antiga colónia do outro lado do Atlântico? Está tudo louco? E os jornais, que vão ser afectadíssimos com esta medida, não falam disto?
Foto de Gonçalo Lopes, retirada do sítio TrekEarth
Mais Lisboa...
Nas próximas férias (que começam sexta-feira à noite) vou comprar um quadro destes...
Foto de Marek Nowak, do sítio TrekEarth
El Algarve?
Que os espanhóis são uns vigaristas, já se sabia... agora que já achem que Ayamonte seja no Algarve, só para enganar os investidores e turistas do Norte da Europa, é que é novidade... Pelo menos ficámos a saber que valorizam mais este lado da fronteira que o país deles. Sim, que aquela costa espanhola é mesmo muito má...
Mais pormenores aqui
24 agosto 2007
Nostalgia
Fui ao blogue Arrastão e deliciei-me com um link de jogos do Spectrum, os quais joguei no início da minha adolescência. Tantas foram as cassetes que eu comprei numa loja de informática... Depois era metê-las num gravador e ouvir uns irritantes sons durante 15 minutos, sem garantia alguma que os jogos entrassem... Aqui esta a morada e deliciem-se: www.zxspectrum.net
23 agosto 2007
A Direita portuguesa
É a pior direita europeia, depois da italiana de Berlusconi. Enquanto as direitas espanhola, francesa, alemã, respectivamente do PP espanhol, UMP e CDU, já perceberam que não vale a pena serem demasiado conservadoras e retrógradas, os "nossos" PSD e PP são o oposto. São demasiado católicos, marialvas, atrasados e primários. As nossas direitas ainda vivem com as ideias de que "é bem" ser de direita, que "é giro" ser monárquico e muitos acreditam profundamente que mulher deve estar sempre em casa e de preferência na cozinha. As direitas em Portugal são tendencialmente racistas e saudosistas de muito do que se passou durante a ditadura. A verdade é esta, apesar de dizerem o contrário para ver se acreditamos e votamos neles. Ainda teremos de esperar por muitas gerações até nascer uma direita decente e moderna no nosso país. E é pena não termos uma direita europeia normal em Portugal para entrar a sério no jogo democrático. Um direita moderna faz falta. Mas infelizmente ela ainda não existe por cá...
21 agosto 2007
1 ano!
Este blogue faz hoje um ano. Em Agosto de 2006 decidi começar a escrever e opinar publicamente sobre umas coisas. Sim, umas coisas, porque a minha opinião vale tanto como a de um mudo ou como a de um político (tipo Marcelo R. de Sousa) ou como a de um outro jornalista qualquer que não eu, ou seja: nada. Às vezes opino melhor, outras vezes pior... como em tudo. Digo para aqui uns disparates, muito para provocar. Parvoíces minhas, como as dos outros todos que têm blogues. Este mês não tenho tido muita pachorra para andar por aqui. Falha minha ou então talvez não tenha grande vontade de comunicar. Há fases assim... E depois isto dos blogues só tem servido para alimentar uns egos e as pessoas acharem que as suas mensagens chegam a algum lado... Ilusões. Gosto mais dos que mostram um lado mais humano e não tanto aqueles que opinam sobre tudo e todos só porque é giro dizer mal deste e daquele. Os blogues demasiado politizados tornam-se tão ridículos... E depois respondem-se uns aos outros e andam em pequenas guerras de egos... Que idiotas! Não entendem que o que escrevem não serve para nada. Muito à semelhança do que acontece no jornalismo. E depois eu ando a relativizar tudo. O Governo é mau? Who cares? Os anteriores eram piores... Não há dinheiro em Portugal? Em África, na América do Sul e na maior parte da Ásia é bem pior. O Verão está tão merdoso que nem dá para ir à praia? Pelo menos as florestas têm sofrido menos... O Cavaco é um bimbo? Mas por outro lado não tem poder... O meu ordenado é quase o de uma mulher a dias? Pelo menos não trabalho na estiva... And so on, and so on... E há um ano estava pior... Hoje sou ligeiramente mais feliz. Mas como diz o outro: "Perfeito, perfeito..." era ganhar o Euromilhões. Mas há que jogar, não é? Que seca...
20 agosto 2007
O PSD sempre a surpreender-nos...
Que o PSD se tornou numa associação mafiosa já se sabia... mas que chegava a este ponto não me passava pela cabeça:
"Os filhos de Helena Lopes da Costa, deputada do PSD, têm recebido várias ameaças de morte desde o dia 29 de Julho. De férias no Algarve, o filho mais novo da apoiante de Luís Filipe Menezes terá mesmo sido perseguido até casa.
Enquanto a mãe jantava na mesa do candidato à presidência do Partido Social Democrata, na Festa do Pontal, o jovem de 19 anos, que não quis ir ao evento, terá sido perseguido num aldeamento na Balaia e viu a palavra «morte» escrita de forma bem visível no vidro traseiro do seu carro.
De acordo com o Diário de Notícias, a deputada, que já fez queixa à GNR e à PJ, confirmou que as ameaças começaram via telefone para António Maria, que só lhes deu importância quando a sua irmã, Mariana, começou a receber os mesmos telefonemas.
Numa das chamadas foi reconhecida uma voz feminina, com sotaque do norte, mas António identificou à PJ um indivíduo vestido de branco, que também terá sido avistado pela segurança do aldeamento.
Helena Lopes da Costa recusa-se ligar estes acontecimentos ao actual momento do partido, mas vai afirmando que «é muita coincidência». Após ter reforçado a segurança na casa da Balaia, a deputada afirma que os filhos «acreditam ter a ver com o PSD, uma vez que há gente capaz de tudo»."
Notícia retirada do sítio Diário Digital.
11 agosto 2007
Abaixo os pombos!
Subscrever:
Mensagens (Atom)