29 setembro 2007

Voltou o santanismo ao PPD (conhecido como PSD)


Luís Filipe Menezes ganhou as eleições do partido conhecido como PSD e que devia chamar-se apenas PPD. Mas isso é outra história que já aqui dei conta há uns tempos. As bases deste partido escolheram um populista para os liderar, com esperança que este presidente da Câmara de Gaia consiga vencer Sócrates em 2009. O problema é que as tais bases do PPD (conhecido como PSD) não souberam esperar. Marques Mendes podia ter mil e um defeitos (há algum político que não os tenha?), mas tentou dar seriedade ao PPD (conhecido como PSD). Não me esqueço do que ele fez nas autárquicas, afastando alguma da "ralé" que por lá existia. Teve coragem. Foi também pela sua coragem que Marques Mendes morreu ontem (politicamente falando e para já...). O seu fim começou quando deu de bandeja a Câmara de Lisboa ao PS. E as bases do PPD (conhecido como PSD) não perdoaram a derrota na capital. E foi depois da derrota em Lisboa que Marques Mendes convocou eleições internas... Seguidamente foi o que se sabe: uma campanha péssima dos dois lados, suspeitas de fraudes nos cadernos eleitorais e ataques de parte a parte. Agora temos um populista à frente do maior partido da oposição e isso é péssimo para o País. Ao ver os apoiantes de Menezes ontem à noite, deu para perceber o que aí vem por parte do PPD (conhecido como PSD): histerismo, pouca seriedade e muito fogo-de-artifício. O santanismo voltou! Será que dura até 2009?

27 setembro 2007

Mau jornalismo


E hoje Ricardo Costa emite um comunicado em que afirma: "inusitada e desproporcionada" a atitude de Santana Lopes. É grave. Em vez de pedir desculpas e assumir um erro editorial ainda defende o indefensável. Está visto que Ricardo Costa não aprendeu com o que aconteceu ontem e merecia que todos os convidados da SIC Notícias que fossem interrompidos por acontecimentos irrelevantes fizessem o mesmo que Santana Lopes.

Há cada coincidência...


«Por causa de um inenarrável contrato assinado em 1994, a Lusoponte tem o exclusivo rodoviário na travessia do Tejo a jusante da ponte de Vila Franca de Xira. Quem negociou tão original contrato? O ministro das Obras Públicas, Engº. Joaquim Martins Ferreira do Amaral. E por causa desta exclusividade, a Lusoponte poderá vir a receber uma compensação por causa da construção da terceira ponte sobre o Tejo. Quem é que está contente? O presidente do Conselho de Administração da Lusoponte, Engº. Joaquim Martins Ferreira do Amaral.»

Texto de Daniel Oliveira, retirado do blogue Arrastão.

Nunca pensei dizer isto...


...mas Santana Lopes hoje teve razão. Tinha o senhor sido convidado para uma entrevista na SIC Notícias para falar sobre a crise eleitoral do PSD. O senhor lá foi, mas quando estava a dar a sua opinião em directo nos estúdios de Carnaxide é interrompido por esse acontecimento inadiável. Um terramoto em Lisboa? Não. A morte do Papa? Infelizmente também não. Um atentado terrorista no Porto? Nada disso. O início de uma guerra mundial? Não senhor. O acontecimento que faz interromper tudo é a chegada do treinador Mourinho ao Aeroporto de Lisboa. Santana Lopes não gostou e foi embora. Fez muito bem! Parabéns pela atitude! Eu teria feito o mesmo. Quando é que os editores da comunicação social aprendem a distinguir o importante do acessório? A mania dos directos no jornalismo televisivo não se pode sobrepor a tudo e a todos, mesmo quando está a falar o pior ex primeiro-ministro de sempre em Portugal, como é o caso de Santana Lopes. Mesmo esse deve ser respeitado. E eu admirei a sua atitude e coragem. Mais uma vez parabéns!

26 setembro 2007

24 setembro 2007

Dois Dias em Paris


Aconselho este filme, que fui ver no sábado. Humor inteligente e razoáveis interpretações que nos fazem pensar sobre os preconceitos (aqui exagerados) que existem entre ser europeu e ser norte-americano.

«Marion (Julie Delpy) é uma fotógrafa francesa. Jack (Adam Goldberg) é um desenhador de interiores americano. Marion e Jack vivem juntos em Nova Iorque mas a relação entre os dois já viu dias melhores.

Após umas férias falhadas em Veneza decidem passar dois dias em Paris antes de regressarem aos Estados Unidos. Afinal, não há cidade melhor que Paris para reacender um romance.

Mas nem tudo é perfeito em Paris: os pais de Marion são intrusivos, não se calam, e nem sequer falam inglês; os ex-namorados de Marion aparecem em todas as esquinas e emanam charme; e, segundo Jack, os preservativos em França são demasiado pequenos.

Conseguirão Jack e Marion salvar a sua relação? Ou conseguirão apenas tornar-se profissionais na arte da discussão e do desentendimento?

Escrito, produzido e realizado por Julie Delpy ("Before Sunset"; "Before Sunrise"), “2 dias em Paris” afirma-se como uma divertidíssima comédia romântica sobre um casal tão disfuncional que faz com que Paris pareça uma cidade nada romântica.»

Alleluia!



«As obras no jardim de São Pedro de Alcântara, Lisboa, reiniciam-se segunda-feira, após uma interrupção de quase um ano por falta de pagamento da Câmara de Lisboa ao empreiteiro, disse à agência Lusa fonte da autarquia.

Segundo a assessora de imprensa de José Sá Fernandes, vereador dos Espaços Verdes e Plano Verde, José Sá Fernandes, as obras naquele jardim da capital deverão estar concluídas dentro de quatro meses.

A reabilitação do jardim de São Pedro de Alcântara foi uma das prioridades da campanha eleitoral do socialista António Costa, que antes das eleições de 15 de Julho percorreu um roteiro pela "Lisboa paralisada", iniciado precisamente naquele jardim.

Durante o roteiro, a 29 de Junho, o cabeça-de-lista do PS às eleições intercalares de 15 de Julho - que viria a vencer - elegeu a resolução de pequenos problemas como a prioridade para os próximos dois anos.

No final do itinerário, António Costa considerou os locais visitados "um exemplo do desleixo a que os últimos seis anos conduziram a cidade", sublinhando que nos próximos dois anos será "urgente arrumar a casa e pôr as pequenas coisas a funcionar, que incomodam a vida de muita gente".

"É isso que é urgente fazer nos próximos dois anos, não são as grandes obras", porque as pequenas obras "são essenciais para recuperar a auto-estima dos lisboetas", concluiu.»

Notícia retirada do sítio do Expresso.

23 setembro 2007

Lisboa Antiga (3)




Largo do Rato.

Fotos retiradas do sítio do Arquivo Fotográfico de Lisboa.

22 setembro 2007

Às vezes apetecia-me fazer o mesmo...


...e partir tudo!

Portugal é o 18.º melhor país para se viver!


«Portugal é o 18º melhor país para se viver no mundo, de acordo com um ranking encabeçado pela Finlândia, Islândia e Noruega e publicado na edição de Outubro da revista americana Reader`s Digest, informa a BBC.

A lista foi elaborada pela publicação a partir da análise de indicadores de qualidade ambiental e de vida, com o objectivo de descobrir os melhores países em termos ambientais, mas nos quais «as pessoas possam prosperar». Este top também levou em conta factores sociais, como educação e a renda da casa.

Os quatro primeiros lugares foram dominados por países escandinavos: Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia; seguidos pela Áustria, Suíça, Irlanda, Austrália, Uruguai e Dinamarca, que fecham o top ten. Portugal surge logo atrás da Holanda e da França, enquanto Alemanha (21), Estados Unidos (23), Reino Unido (25), Bélgica (26) e Espanha (29), por exemplo, ficam para trás.»

Notícia retirada do sítio Portugal Diário.

18 setembro 2007

Espaços Verdes interligados e uma "rambla" em Lisboa


«O vereador lisboeta dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, quer 86 quilómetros de percursos a ligar os espaços verdes da capital até 2009, um plano que apresentou hoje a associações ambientalistas.

De Monsanto ao Parque das Nações, o projecto do Anel da Estrutura Verde pretende mostrar que "as pessoas podem melhorar a sua qualidade de vida" com os espaços verdes que existem em Lisboa mas que não estão ligados, afirmou Sá Fernandes.

A par das ligações físicas entre os espaços - vias para peões, ciclovias, pontes - Sá Fernandes afirmou que vai abrir "doze hastas públicas" para espaços - "cafetarias e quiosques" - em vários pontos do circuito.

"Em 2008 contamos ter tudo estudado e algumas partes do percurso completas", afirmou o vereador eleito pelo Bloco de Esquerda, afirmando que ligar todos os principais pontos verdes da cidade "custa tanto como fazer um jardim novo".

Além de "corredores verdes" entre os parques e jardins, o projecto pondera também abrir caminhos de ligação entre a malha urbana da cidade: uma das hipóteses prevê uma "rambla" pelo meio da avenida Duque d'Ávila em direcção a Oriente.

Sá Fernandes referiu ainda que há o projecto de fazer uma via para bicicletas ao longo de toda a frente ribeirinha de Lisboa e percursos históricos pelas colinas da Avenida da Liberdade, mas admitiu que não será possível fazer tudo até 2009, quando termina o actual mandato autárquico.»

Notícia Lusa

Uma revista/guia que fazia falta...


«Bares, discotecas ou clubes. Restaurantes, cafés ou esplanadas. Se ficam em Lisboa e estão abertos para além do pôr-do-sol, é quase certo que fazem parte da extensa lista de moradas apresentada pelo Guia da Noite LX Magazine, revista que, a partir de dia 28, terá 25 mil exemplares distribuídos gratuitamente nos principais poisos nocturnos da capital.

Para além de uma extensa base de dados, a publicação inclui diversos artigos de interesse, como entrevistas, contos ou artigos de opinião. Jorge Palma confessa pecados que nunca tinha contado, JP Simões disseca uma recente digressão ao Brasil, a cantora Myléne Pires e o actor Nuno Lopes são também entrevistados.

Ficamos ainda a conhecer as paragens obrigatórias de algumas figuras públicas como Zé Pedro, Margarida Vila-Nova, Tó Trips ou Rute Marques e, por exemplo, os sites preferidos de Fernando Alvim. E há ainda artigos sobre tendências urbanas ou reuniões de… Tuppersex. Vale a pena ler. E guardar. Até porque o pequeno formato se adequa na perfeição ao bolso de trás das calças ou à pequena divisória da mala de mão. Quanto mais não seja, serve para isso mesmo, para ter sempre à mão caso surja uma emergência.

O guia é da responsabilidade da editora 101 Noites, que por estes dias lança também o respectivo site www.guiadanoite.net [com as melhores moradas da noite portuguesa, as festas mais concorridas, os concertos imperdíveis, informações sobre Dj´s, Vj´s, músicos, entrevistas, cultura urbana] e um magazine digital, o Noitezine, de periodicidade quinzenal, enviado para as caixas de e-mail de todos os que o desejem.

Este trio de novidades tem, aliás, uma festa de lançamento agendada para o mesmo dia 28, sexta-feira, pelas 23h, no MusicBox, ao Cais do Sodré. Convidada de honra é a dupla londrina, J-Star e MC Honey Brown [que já tocaram com Moby ou De La Soul], mas os Dj’s Kamala e Lady G. Brown e o Vj Zén estão também de serviço. Nuno Franco realizou um vídeo de propósito para esta noite, mas há ainda outras surpresas à espera.»

14 setembro 2007

20 concelhos detêm metade do poder de compra do País


«No final de 2005, 20 dos 308 municípios de Portugal concentravam metade do poder de compra do país, indica esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). O município de Lisboa concentra 10,6% do poder de compra nacional, seguindo-se Sintra (4,1%) e Porto (3,6%). Somando a estes municípios Almada, Amadora, Braga, Cascais, Coimbra, Funchal, Gondomar, Guimarães, Loures, Maia, Matosinhos, Odivelas, Oeiras, Seixal, Setúbal, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia, atinge-se metade do poder de compra nacional.»

Notícia Dinheiro Digital

Maria Callas morreu há 30 anos


«Maria Callas, que morreu há 30 anos, cantou "La Traviata", no São Carlos, em Março de 1958 quando a sua carreira estava no auge e "foi extraordinária", nas palavras de Álvaro Malta que contracenou com a diva.

"A Callas que eu conheci era uma extraordinária cantora de ópera, tanto a nível vocal como interpretativo", disse à Lusa Álvaro Malta, já há muitos anos retirado dos palcos.

Um camarim do São Carlos foi arranjado de novo para receber a soprano, José Figueiredo, na altura director do teatro, foi esperá-la à saída do avião e a imprensa de então dedicou primeiras páginas a Maria Callas.

"Na altura, a Callas era considerada uma fera", afirmou o antigo cantor, um baixo. Dois meses antes de vir a Lisboa, a soprano causara escândalo ao abandonar em Roma uma récita da "Norma" no primeiro acto.

"Na realidade era uma senhora extremamente gentil, mas que exigia respeito", lembrou o cantor, que fez de Barão na ópera de Verdi, ao lado do tenor Alfredo Kraus, que interpretava o principal papel masculino.

Álvaro Malta contou um episódio que protagonizou com Callas no ensaio geral de "La Traviata".

"No terceiro acto, ela entrava pelo meu braço, com um leque enorme e deixou-o cair. Eu tinha de cantar e não podia apanhá-lo e ninguém sabia o que fazer. Acabei por dizer a minha frase e depois baixei-me e apanhei o leque. Ela disse uma única palavra, e não foi 'obrigada', foi 'scusa' (desculpa)", relatou, sublinhando o enorme respeito que Callas mostrou pelos colegas em Lisboa.

"Em palco, ela era a Traviata", considerou o cantor português, que recordou ainda que no final havia flores a cair por todo o lado.

"O público fez-lhe intermináveis ovações em todos os actos e nos finais das 'romanzas'", escrevia o Diário de Notícias a 28 de Março de 1958.»

Notícia Lusa

Gripe das Aves na região templária...


«Duas explorações avícolas de produção de patos, localizadas em Vila Nova da Barquinha e Tomar, foram sequestradas, tendo todos os animais sido abatidos, após a detecção do vírus H5N2 da gripe das aves, anunciou o ministério da Agricultura.

Em comunicado hoje divulgado, a Direcção Geral de Veterinária, tutelada pelo ministério da Agricultura, Pescas e Florestas, adianta que o Instituto Nacional de Recursos Biológicos - Laboratório Nacional de Investigação Veterinária detectou, nestas duas explorações de produção de patos destinados a repovoamento de espécies cinegéticas, foi detectada a existência de "resultados positivos de genoma do vírus da gripe aviária do subtipo H5N2 de baixa patogenicidade".

Estes resultados foram obtidos nas análises a materiais colhidos nestas duas explorações, no âmbito de acções de rotina do Plano de Vigilância da Gripe Aviária.

A Direcção Geral de Veterinária adianta que as explorações foram sujeitas a sequestro, tendo ainda sido determinados "o abate e destruição, sob supervisão oficial, dos efectivos de ambas as explorações".

Fonte do ministério da Agricultura esclareceu, em declarações à Lusa, que se trata de explorações ao ar livre, pelo que é impossível determinar o número de patos que as integram, mas explicou que as aves que se encontrarem no local vão sendo abatidas.

Foi ainda estabelecida uma zona de restrição com o raio de um quilómetro em torno das explorações. Neste perímetro existem cinco explorações avícolas de produção, que, de acordo com a Direcção Geral de Veterinária, "estão sujeitas a medidas de vigilância sanitária, controlo serológico e restrição de movimentação".

A duração destas medidas depende, adianta o comunicado, da análise epidemiológica dos resultados obtidos.

Segundo o comunicado, os vírus da gripe aviária de baixa patogenicidade circulam frequentemente entre as aves de vida livre, nomeadamente as aquáticas, "pelo que as medidas agora implementadas visam o cumprimento da legislação comunitária e nacional no sentido de evitar a propagação do vírus nas espécies avícolas, nomeadamente às aves de produção".

A estirpe do vírus H5N2 pode ser altamente patológica para os pássaros, mas os cientistas consideram que não pode sofrer mutações tão rápidas como a variante do H5N1.»

Notícia retirada do sítio Portugal Diário.

13 setembro 2007

Um novo blogue

Descobri hoje que existia um novo blogue sobre Media e que pertence a um colega meu. Para quem gosta de acompanhar análises e críticas sobre o mundo da comunicação social, em particular das televisões, o novo Blog do Azinhas é imprescindível! A acompanhar.

Uma vergonha!


É uma vergonha nacional nenhum membro do Governo nem Sua Excelência o Presidente da República receber o líder espiritual Dalai Lama. Não o seria se também não recebessem o Papa se ele cá vier, mas como estamos num País de católicozinhos claro que o receberiam com pompa e circunstância. Ou se recebem todos os líderes espirituais ou não se recebe nenhum. O normal até seria o Estado não receber um único representante de crenças, mitos, religiões ou o que lhe queiram chamar porque supostamente somos um Estado Laico. Mas como este País não funciona com total distância das crenças, esta atitude economicista e interesseira perante a China, um país onde não se respeitam os direitos humanos, é verdadeiramente vergonhosa.

12 setembro 2007

Muito bom!

Lisboa Antiga (2)


O Chiado em 1957.

Que excelente notícia!


Algo que eu já tenho falado há anos... Será que é desta vez que passamos a ter uma cidade para os cidadãos?

«A Câmara Municipal de Lisboa inicia na quarta-feira uma campanha para "libertar os passeios de carros", e "contrariar o estacionamento de carros em segunda fila", tal como prometeu António Costa na campanha eleitoral, noticia a Lusa.

A câmara pretende criar uma "cidade sem barreiras" com o objectivo de que os "habitantes possam usufruir do espaço público da cidade" e libertar áreas utilizadas por viaturas, de forma abusiva e ilegal pelos automobilistas.

Neste sentido a câmara vai reforçar o policiamento, já a partir de dia 12, numa "primeira fase" desde o eixo do Campo Pequeno até ao Marquês de Pombal incluindo o Parque Eduardo VII, estendendo ainda do Largo do Rato até às avenidas Infante Santo e Dom Carlos I, informa a autarquia.

Novo parque de viaturas rebocadas

Para dar cumprimento ao reforço policial na cidade, a Polícia Municipal (PM) vai abrir um novo parque de viaturas rebocadas em Benfica, a norte do Centro Comercial Colombo, para onde transportará as viaturas em infracção, informou o comandante desta força policial, o subintendente André Gomes.

O comandante da Polícia Municipal disse à Lusa que é "necessário desimpedir vias para o tráfego fluir", explicando que os automobilistas algumas vezes param em segunda via bloqueando o normal fluxo de trânsito.

Nas novas instalações de Benfica da PM, também irá funcionar um posto de atendimento policial, em simultâneo com o parque de viaturas rebocadas, seguindo o objectivo de "aproximar a segurança da polícia camarária aos munícipes", esclareceu o comandante André Gomes.»

Notícia retirada do sítio Portugal Diário.

11 setembro 2007

O Moita Flores passou a Arbusto Podre


Quem viu ontem o "Prós e Contras", na RTP1, sobre o caso Madeleine só pode ter rido valentemente com os comentários de Moita Flores. Então o homem andou a semana toda, em vários canais de televisão, a atacar os ingleses, disse constantemente que os pais de Maddie só podiam ser culpados e até fez piadinhas sobre igrejas e cemitérios... E ontem, como o debate começou com críticas à especulação em torno deste caso, virou o "bico ao prego" e passou a ser moderado? Esteve o programa todo com ar de vítima e com cara de quem está muito preocupado com os pais de Madeleine. Fátima Campos Ferreira até o deve ter convidado porque ele tinha opiniões bastante polémicas, mas este senhor desta vez conseguiu dizer tudo e o seu contrário... Que bela prenda nos saiu este Moita Flores! Que coerência! Este homem deve ter sido um excelente criminologista... Devia mudar de rumo numa investigação como quem muda de camisa... Enfim, só tenho pena dos escalabitanos que têm este homem à frente da sua Câmara. Realmente ele só deveria dedicar-se a escrever séries e mais nada... E mesmo assim... É que eu detesto pessoas que mudam de opinião ao sabor dos ventos e conforme lhes convém em determinado momento. Este Moita Flores, para mim, perdeu toda a credibilidade. A opinião dele vale tanto como a de um Arbusto Podre à beira de uma qualquer auto-estrada...

10 setembro 2007

A minha regionalização


Sempre fui a favor da regionalização porque acredito que com ela instituída haverá um desenvolvimento mais equilibrado do País e também o desenvolvimento de cidades que hoje não têm qualquer dimensão europeia nem mesmo nacional. Assim, aqui está a minha proposta de regionalização, com 7 regiões e 22 comunidades intermunicipais:

1. Região do Minho e Trás-os-Montes (capital em Braga):
Comunidade Intermunicipal do Minho Norte (Viana do Castelo),
Comunidade Intermunicipal do Minho Sul (Braga),
Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes Oeste (Vila Real)
Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes Leste (Bragança).

2. Região do Grande Porto (capital no Porto):
Comunidade Intermunicipal do Douro Norte (Porto)
Comunidade Intermunicipal do Douro Sul (Gaia).

3. Região das Beiras (capital em Coimbra):
Comunidade Intermunicipal da Beira Litoral Norte (Aveiro),
Comunidade Intermunicipal da Beira Litoral Sul (Leiria),
Comunidade Intermunicipal da Beira Litoral Central (Coimbra),
Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Central (Viseu),
Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Norte (Guarda)
Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul (Castelo Branco).

4. Região do Ribatejo e Oeste (capital em Santarém):
Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (Santarém),
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (Tomar)
Comunidade Intermunicipal do Oeste (Caldas da Rainha).

5. Região da Grande Lisboa (capital em Lisboa):
Comunidade Intermunicipal da Margem Norte do Tejo (Lisboa)
Comunidade Intermunicipal da Margem Sul do Tejo (Setúbal).

6. Região do Alentejo (capital em Évora):
Comunidade Intermunicipal do Norte Alentejano (Portalegre),
Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (Évora)
Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Beja).

7. Região do Algarve (capital em Faro):
Comunidade Intermunicipal do Barlavento Algarvio (Lagos)
Comunidade Intermunicipal do Sotavento Algarvio (Faro).

Nota: Todas as comunidades intermunicipais (C.I.)correspondem aos distritos excepto: A região do Grande Porto corresponderia à actual Área Metropolitana do Porto e os restantes concelhos integrados na região do Minho e Trás-os-Montes e nas Beiras, conforme estejam a norte ou a sul do rio Douro. Nas Beiras todas as C. I. correspondem aos actuais distritos, excepto o de Leiria, onde os concelhos mais a sul pertecem à C.I. do Oeste da Região do Ribatejo e Oeste. No Ribatejo e Oeste a zona norte do actual distrito de Santarém pertenceria à C.I. do Médio Tejo, que corresponde hoje à Comunidade Urbana do Médio Tejo. A Grande Lisboa corresponde à actual Área Metropolitana de Lisboa. Assim, os concelhos a sul de Satúbal passariam para a Região do Alentejo dentro da C.I. do Baixo Alentejo. Finalmente, a região do Algarve teria duas C.I. sendo dividido ao meio. Os nomes à frente de cada Comunidade Intermunicipal seriam as sedes intermunicipais.

Imagens de Portugal (10)



A cidade de Évora, património mundial da UNESCO. É sem dúvida uma das mais belas do País.
Fotos de Jean Yves Roure e de Jean Yves Roure, retirada do sítio TrekEarth

08 setembro 2007

E por falar em padrecos e catolicismos...


Quem encomendou os sermões ao padre do Entroncamento na RTP1 de manhã? Sim, um tal Borga que faz figura de palhaço na "Praça da Alegria". É que a RTP é do Estado, paga por todos os contribuintes. E que eu saiba o Estado é laico e as palermices do Borga não são nada relevantes. Ainda aceito que se cubra a vinda do Papa a Portugal, agora ouvir todas as manhãs os sermões patetas do padreco Borga, não! Como contribuinte, eu não pago à RTP para aturar sermões nem religiões! "Põe a mão, na mão do raio que te parta... da Galileia... tlim, tlim, tlim..."

A história da carochinha ensinada nas escolas públicas da nossa República


«Criacionismo nas escolas públicas portuguesas

O criacionismo é ensinado nas escolas públicas portuguesas na disciplina de Educação Moral e Religiosa Evangélica. No novo programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), o criacionismo aparece, a par da "evolução das espécies", nos «conteúdos» do "ensino secundário" (página 159 do programa de EMRC):
"A origem do ser humano e a evolução das espécies vs o criacionismo, numa visão literal da Bíblia; A visão científica sobre a origem do universo; Is 64,7: Deus é o criador do ser humano; Sl 136(135),1-9; Jr 10,6.10a.11-13.16 A origem do universo e a doutrina da criação".

Temos assim que nas aulas de biologia e física se ensinam (espero eu) teorias comprováveis sobre a origem do universo e da humanidade, e uma hora depois, nas mesmas salas, pessoas investidas pelo Estado de idêntica autoridade escolar colocam mitos inventados por uns pastores do Médio Oriente a par de teorias revisíveis, quantificáveis e corroboradas pela observação. Assim se mergulha os alunos no pior relativismo epistemológico, convencendo-os de que a relatividade geral e a narrativa do génesis são abordagens igualmente válidas da realidade.

O criacionismo aparece também, por exemplo, na página 104 («conteúdos» para o 7º ano de escolaridade):

«A mensagem fundamental do Génesis (1-2,24): A origem de todas as coisas é Deus; Deus mantém as coisas na existência; O amor de Deus cria e alimenta a natureza; Todas as coisas materiais são boas; O ser humano é a obra-prima de Deus; Sl 8: Hino ao Criador do ser humano».
O programa de EMRC tem ainda as suas pitadas de propaganda anti-ciência, por exemplo na página 158:

"O determinismo cientista e a liberdade e dignidade do ser humano; (...) A ordem e a racionalidade do universo vs o acaso como hipótese explicativa; A rejeição da hipótese «Deus» como factor explicativo na ciência".
Uma pessoa estremece só de imaginar o que um professor de EMRC (que, recorde-se, não pode ser nomeado nem demitido sem o «acordo» da "autoridade eclesiástica") pode fazer com estas indicações: desde extrapolações simplistas de que "a ciência determinista tira a liberdade ao Homem", até falsas alternativas entre a "ordem divina" do universo e o «acaso» que erradamente se atribui à visão científica (na realidade, a formação da Terra ou a selecção natural não são "acasos", da mesma forma que a queda de um objecto ou a extinção de uma espécie por predação também não são "acasos"; são, isso sim, acontecimentos sem propósito ético).

Note-se que o direito de acreditar em mitos antiquados, e até o direito de ensiná-los, é intocável. Simplesmente, é inaceitável que esse ensino tenha lugar na escola pública, paga pelos contribuintes e mantida pelo Estado para difundir o conhecimento e a ciência. Como é inaceitável que na escola da República se ensinem valores anti-republicanos.»

Texto de Ricardo Alves, retirado do blogue Diário Ateísta, com o qual concordo 100%.

Um padre muito católico...

Já não se aguenta mais...

Maddie, Maddie, Maddie, Maddie, a mamã da Maddie e o papá da Maddie e a titia e o titioo e avózinha e o avôzinho... Mas está tudo louco? A comunicação social portuguesa "pirou" de vez? A Maddiezinha é tão ou muito menos importante do que os milhares de criancinhas de África que morrem todos os dias. Por que raio temos de aturar esta histeria britânica todos os dias o dia inteiro? Bajulação nacional ao Reino Unido? Por acaso somos colónia das ilhas britânicas? E se fosse uma criancinha portuguesa desaparecida na Escócia? A Sky News e a BBC davam este destaque todo? Ainda por cima estão sempre a bater nas investigações da polícia portuguesa, que por acaso é só uma das melhores do mundo nesta área... Depois de Maddie morta já só falta matar este assunto de vez e a comunicação social portuguesa portar-se responsavelmente. Depois quando os paizinhos forem presos, se se confirmar esta história toda, que nos informem... De preferência no fim do telejornal.

06 setembro 2007

Tributo a Luciano Pavarotti

Pormenor de Lisboa


Hoje fui à Baixa dar um passeio e às compras.
Foto de Marina Fialho, retirada do sítio TrekEarth.

04 setembro 2007

Parabéns, mãe!

Imagens de Portugal (9)


A cidade de Coimbra com o Mondego a seus pés.
Foto de Neyvan Pecanhuk retirada do sítio TrekEarth.