25 agosto 2006

Euronews em português

Nunca percebi porque o canal Euronews é emitido em inglês pela empresa TV Cabo. Até há uns anos tinhamos o privilégio (?) de o ver na nossa língua, já que lá estão cerca de 10 jornalistas portugueses para assegurar a transmissão na língua pátria. Na altura telefonei e mandei um mail para a TV Cabo para saber o que se passava e qual a razão da mudança. Explicaram-me que não tinha nada a ver com eles, mas sim com a RTP, que tinha (e tem) os direitos do Euronews em português. De facto a RTP transmite este canal de notícias na nossa língua durante a madrugada na RTP N e de manhã na RTP 2 (A 2). Também entrei em contacto com o Euronews por mail e responderam-me que a responsabilidade não era deles e que tinham pena que a maior empresa de televisão por cabo de Portugal tivesse deixado de emitir na nossa língua. Depois de tudo isto fiquei sem entender se a culpa era da TV Cabo ou da RTP. Sei é que, por exemplo, a empresa Smart TV (que pertence à Clix) transmite este canal em português. Então a RTP não deixa a TV Cabo emitir na língua de Camões e permite que a Smart TV o faça? Como em várias coisas neste País: Não se percebe. É que estão à volta de10 jornalistas portugueses em Lyon (cidade francesa onde está sediado o Euronews) a trabalhar para servir os (ainda) poucos clientes da Smart TV e para algumas horas em que é transmitido em canais da RTP. Isto sempre me fez confusão e parece-me que não tem lógica nenhuma... Mais uma portuguesice...

1 comentário:

Anónimo disse...

http://foruns.netcabo.pt/index.php?showtopic=6869