17 outubro 2006

União Ibérica: era só o que nos faltava!


Quase metade dos espanhóis, 45,7%, quer a união entre Portugal e Espanha, com a maioria a defender que o novo país deve chamar-se Espanha, ter Madrid como capital e manter o regime monárquico, de acordo com uma sondagem. A sondagem, realizada pela Ipsos para a revista Tiempo refere que o apoio à união dos dois países é particularmente elevada entre os mais jovens, dos 18 aos 24 anos, com mais de metade (50,8%) a favorecerem essa opção. Entre os que favorecem a fusão, 43,4% dizem que o novo Estado deve chamar-se Espanha, contra 39,4% que favorecem a opção de "Ibéria", e apenas 3,3% favorece ver Lisboa como a capital do novo Estado, contra 80% que querem Madrid. Cerca de metade dos eleitores defende que o novo estado deve manter-se com o regime monárquico, que vigora em Espanha, contra 30,2% que defendem que o "novo país" seja uma República.

Mais grave que isto é haver portugueses (28%) que também desejam uma união ibérica, de acordo com uma sondagem do jornal Sol, há umas semanas.

3 comentários:

Filipe Gil disse...

Tenho mais medo do que eles pensam, do que aquilo que nós pensamos. Se eles quiserem mesmo, fazem-no. Mas lá estaremos nós a defender a pátria, ou no exílio...a comandar a rebelião...

Use the force, Luke (para amantes da Guerra das Estrelas)

Suburbana disse...

e???????????

Anónimo disse...

Parece que temos de chamar novamente a padeira de Aljubarrota para mostrar aos 'felipes' quem é que manda cá no burgo. Estas sondagens trazem água no bico - não foram encomendadas pelo Sócrates nem por nenhum português, seguramente. Portugal! Portugal! Portugal!