15 fevereiro 2007

Mário Soares


É para mim o "Grande Português", pelo menos do século XX. Esteve sempre do lado certo da História e da Razão. Lutou contra a ditadura de Salazar e Caetano, combateu ao lado de Humberto Delgado, foi preso e exilado pelo Estado Novo. Fundou o PS ainda em 1973. Depois do 25 de Abril lutou por uma democracia europeia, combatendo o PCP, que na época tinha tentações totalitárias. Encostou a direita no seu lugar. Descolonizou, bem ou mal, mas descolonizou. Colocou Portugal na então CEE, hoje União Europeia. Derrotou a direita em 1986, numa eleições presidenciais que ficaram para a História. Compreendeu o País quando o cavaquismo apodreceu. Depois do prestigiante cargo como Presidente da República ainda foi eurodeputado e desde o primeiro minuto percebeu o que estava em causa quando os EUA invadiram o Iraque. Mário Soares tem 82 anos e Portugal deve-lhe muito. E os portugueses, sobretudo os nossos contemporâneos, devem-lhe praticamente tudo...

5 comentários:

Suburbana disse...

Vai-te catar Tiago!!! e já agora come menos queijo...
Por algum motivo não consta da lista... ou melhor, por vários motivos. Um deles chama-se Contrato a Termo... mas podeira inumerar-te tantos outros.

TG disse...

Ó suburbana... desculpa lá não ser comunista como tu... E lá por não estar na lista dos 10 da RTP não quer dizer nada... Não te esqueças que o Salazar faz parelha com o teu Cunhal... Sei que que está na moda bater em Mário Soares, mas a verdade é que o homem que ficará para a História no processo democrático de Portugal será ele. Isso dói muito aos comunistas, não dói?

Suburbana disse...

Oh querido! não me doi nada! os sociais-democratas também dizem o mesmo de Sá Carneiro: «o homem que ficará para a História no processo democrático de Portugal»... só que esse teve mais "sorte" morreu cedo e não teve tempo de fazer tanta cagada.

Filipe Gil disse...

Será que também achas que a culpa da colonização é do Mário Soares. Eu cá acho que se não fosse ele ainda estávamos mais atrasados. Por muito que os comunas e os fachos queiram....

Sem ele e o Sampaio, Portugal demoraria ainda uns 20 anos a aprovar coisas como o aborto, por exemplo.

Anónimo disse...

A "teta" europeia a ele a devemos, tínhamos provavelmente passado pela vergonha de ver a Espanha a entrar na então CEE e nós não, graças aos senhores a quem este senhor, não o outro, tratava por tu.