19 fevereiro 2007

Nomes dos partidos com representação parlamentar


Nunca consegui perceber como é que actualmente os partidos do centro-direita e direita continuam a ter nomes tão errados. À esquerda parece-me que está tudo bem. Bloco de Esquerda, Partido Comunista Português e Partido Socialista. No caso do PS poderia chamar-se ainda Partido Trabalhista ou Partido Social Democrata. Agora o PSD e o CDS/PP é que têm nomes que enganam... O PSD não é um partido social democrata, já que todos os partidos com esse nome na Europa pertencem ao centro-esquerda e à Internacional Socialista. O nome correcto do PSD seria o seu antigo nome: PPD (Partido Popular Democrático) ou apenas PP, como é o caso de Espanha. Aliás, o PSD pertence ao PPE (Partido Popular Europeu). Já o CDS (Centro Democrático Social) de centro não tem nada, é um típico partido de direita democrata-cristão, nem sequer é um Partido Popular, como às vezes é tratado. Devia chamar-se PDC (Partido Democrata Cristão) ou PL (Partido Liberal)... Temos dois partidos de direita com nomes de esquerda e de centro... Eu sei que há razões históricas para terem estas designações, mas não será altura de mudar?

1 comentário:

Filipe Gil disse...

Outro partido que devia mudar de nome é Os Verdes. Como são apenas, e infelizmente, um célula do Partido Comunista, deviam chamar-se Melancias. Verdes por fora, encarnados por dentro.

Gostava que esses verdes se extinguissem e aparecesse um verdadeiro partido ecologista de esquerda, como o GroeneLinks na Holanda.