02 março 2007

Estou f..... (lixado)!



«E à terceira foi de vez. O Governo aprovou ontem em Conselho de Ministros a nova legislação sobre o tabaco. A terceira versão, que surge quase um ano depois da proposta de lei inicial, proíbe o fumo em restaurantes, bares e discotecas com menos de cem metros quadrados e dá a possibilidade aos estabelecimentos com uma área superior de criar salas de fumo, desde que não ultrapassem 30% do total. (...)

De acordo com os dados da Associação Portuguesa de Restauração e Similares, mais de 90% dos estabelecimentos existentes no País têm menos de cem metros quadrados (cerca de 81 mil). O que deixa aos consumidores de tabaco apenas a possibilidade de fumar em 10% dos restaurantes, e isto se os proprietários optarem por criar salas de fumo. (...)»

E agora? Onde vou jantar? E vou deixar de ir a bares e discotecas? Salve-se o Bairro Alto, onde ninguém fica dentro dos bares e bebe-se uns copos na rua... Malditos Estados Unidos e as suas modas que se vão impondo em todo o Mundo...

7 comentários:

Filipe Gil disse...

Peço desculpa, meu caro, mas não tenho que aturar o fumo do outros. Vocês é que são os dependentes.

Niguém fica indiferente ao cheiro das roupas no final de uma noite de discoteca.

Ou as vezes que alguém fuma na mesa ao lado tirando o prazer da minha comida.

Finalmente uma lei como deve de ser.

Agora, claro, como dependentes de algo, vocês têm que ter espaços para fumar.E todos têm que respeitar isso.

mas, no final, é apenas para melhorar a vossa saúde.

TG disse...

Claro, os não-fumadores ficam com os direitos todos e os fumadores que se lixem... E porque não haver restaurantes para fumadores e restaurantes para não-fumadores? Assim sempre havia opção... Mas ou me engano muito ou isto ainda vai dar que falar.... Os proprietários não vão querer ir à falência!

Anónimo disse...

Acho piada a estas merdas! Será que as pessoas não percebem que estes gajos são uns proibicionistas? A seguir preparem-se que são os chocolates e tudo o que lhes der na real gana, é a "nice, good, clean fun" à Americana!

Filipe Gil disse...

Caros, vocês é que são os "anormais", os dependentes. Não podem impingir aos outros uma coisa que, para além de incomodar, faz mal à saúde.

Já vários restaurantes e cafés perderam a minha assiduidade porque cheirava muito a cigarro.

Não vamos comparar chocolates com cigarros. Chocolates não incomodam os terceiros, enquanto o fumo...

TG disse...

E achas que os donos desses vários restaurantes e cafés estão preocupados por isso? Eles vão é ficar bastante preocupados por os fumadores deixarem de frequentar os seus espaços. Para um fumador não poder acender um cigarro depois de uma refeição ou a acompanhar uma bebida é bem mais insuportável que o fumo que incomoda os não-fumadores. Garanto-te eu, que sou fumador e já fui não-fumador. Caro FG, tu que és tão amante de Amesterdão, a cidade que está sempre à frente, lá pode-se fumar em tudo o que é bar...
O argumento de que não és obrigado a levar com o fumo dos outros também serve para dizer que ninguém te obriga a frequentar bares. Da mesma forma que agora, com esta proibição fundamentalista, eu não sou obrigado a sair à noite... Poderia era ter havido uma lei equilibrada: o proprietário escolher se quer que o seu restaurante, bar ou discoteca são abertos ao fumo ou não. Assim haveria restaurantes, bares e discotecas para todos os tipos de pessoas. E não este fundamentalismo típico dos EUA. Isto é apenas o princípio de outras restrições à liberdade de cada um de nós. Muito mau sinal cedermos a este tipo de coisas. É pena... Não imaginam o gozo que me dava ver turistas americanos escandalizados com o pessoal a fumar em todo o lado. E com outros que achavam a Europa um paraíso por aqui haver mais liberdade que no seu país...

Filipe Gil disse...

Lá por Amesterdão ser a minha cidade preferida, não quer dizer que concorde com tudo o que se lá faz. Concordo com quase tudo. Mas, já que pegaste nesse ponto, se calhar lá, como as pessoas são mais cívicas têm mais pudor de acender um cigarro perto de outros que não fumam.

Exemplo passado há 5 minutos.
Fui lanchar, enquanto bebia um sumo e uma torrada (com pouca manteiga), sentou-se um gajo ao meu lado que acendeu um cigarro. Resultado, o fumo, que vem sempre para o lado dos não fumadores, acabou com o meu lanche. Deixei as coisas a meio, e vim-me embora.

Acabou-se a ditadura do fumo! Que os restaurantes criem zonas para fumadores e deixem-me morrer saudável...

TG disse...

Acaba a ditadura do fumo... começa a ditadura de um Estado que pretende controlar tudo e todos... à boa maneira americana!