19 outubro 2007

A Europa deu mais um passo



Hoje é um dia histórico para Portugal e para o resto da Europa. E foi no nosso país que se concretizou mais um dos pequenos passos de que Jean Monet falava quando se referia ao método que deveria ter a construção de uma Europa unida. Caminhamos para uma federação totalmente original, única no mundo. Nunca seremos uns Estados Unidos da Europa, nem será esse o nosso modelo. Mas daremos mais uma vez um exemplo à Humanidade do que é civilização. Espero que o novo Tratado europeu, que se chamará Tratado de Lisboa, seja um passo seguro de uma Europa ainda mais forte no mundo e que esta se imponha como uma grande potência mundial. Espero ainda que, daqui a uns anos, talvez muitos, tenhamos uma Europa com uma única voz na política externa, com um poderio militar único, uma Constituição e um Presidente votado por todos os europeus. E é bom não esquecer que já temos uma moeda única, um parlamento europeu, livre circulação de pessoas e bens, entre muitas outras conquistas que se mostraram muito úteis a todos os cidadãos europeus. Quanto a um referendo digo que sou contra. A ver pelo que aconteceu em França e na Holanda, em que apenas se discutiu política interna de cada um desses países, não vejo que os portugueses saíssem mais elucidados sobre o Tratado e sobre o que está em causa para a Europa. Acredito, como sempre acreditei, que a democracia representativa responde melhor no que respeita aos grandes desígnios. A maioria do povo português votou num partido profundamente europeísta, o mais europeísta de todos os partidos portugueses. Compete ao governo desse partido decidir. Se todos os países europeus só olharem para o seu umbigo e não cederem e partilharem a sua soberania a Europa não avançará nunca. Desejo sinceramente que todos os países da União Europeia, e os outros que entrarão um dia, deixem os egoísmos nacionais e nacionalistas de lado e se prossiga com o sonho de Jean Monet.

6 comentários:

Anónimo disse...

Viva Portugal! Viva a União Europeia!

Filipe Gil disse...

é muito bom, agora que venha o referendo, pois quero saber em pormenor o que é esse tratado.

TG disse...

Achas que vais saber alguma coisa com referendo? Não sabes o que aconteceu em França e na Holanda, onde se discutiu tudo menos a Europa? Os referendos não esclarecem nada. Espero que não haja referendo. A Europa sempre se construiu pelos governos de cada um dos países. É para isso que votamos neles. É para decidirem. Achas que com referendo alguém vai ler o Tratado?

Filipe Gil disse...

Bem, andamos mesmo desencontrados!!!

Claro que acho que os referencos servem para explicar o que é o Tratado Europeu. O próprio Sócrates fez essa promessa quando se candidatou a primeiro-ministro.

Para quem se quer informar, os partidos, contra ou a favor irão tentar esclarecer o que é o Tratado. É que eu gostava de saber...se vou votar a favor ou contra é outra coisa.

Em democracia os povos têm de ser informados sobre as leis e os tratados que os governantes eleitos para nos representarem elaboram.

TG disse...

Pois, mas na prática ninguém fica esclarecido. Em teoria, se tudo funcionasse bem, estaria de acordo contigo, mas como se aproveitam os referendos para julgar os governos da altura, sou contra. Como, aliás, fui contra o referendo sobre a IVG. A questão poderia estar resolvida há muitos mais anos, caso tivesse sido apenas aprovada no Parlamento. É para isso que votamos de 4 em 4 anos.

Suburbana disse...

AHAHAHHAAAAAAAAAAAAAAAAHHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAAAAAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHHHHHHHHHAHAHHHHHHHHHHHHHHHHHAHAHAHHAHAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAAAAAAAAAAAAAAAHHAHAHAHAHAHAHHAHHHHHHHHHHHHHHHHAHAHHAHHAHAHAHAHHHAHAHAHHHHAHHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH!!!! É só o que o teu texto merece: uma valente gargalhada!