12 novembro 2007

Já era tempo de algo começar a mudar


«A Câmara de Lisboa vai instalar bandas redutoras de velocidade e pintar cinco novas passadeiras na Baixa e repintar outras seis em zonas comerciais para aumentar a segurança rodoviária na cidade. Estas intervenções fazem parte da Operação Natal - Cidade Limpa e Segura, que contempla ainda um plano de limpeza das zonas da cidade com maior concentração de pessoas por causa das compras de Natal e um plano específico de lavagem de passeios.

No âmbito destas intervenções vão ser ainda reprogramados os semáforos para limitar a 50 quilómetros/hora a velocidade máxima de circulação numa área que abrange a Avenida da Liberdade, Rossio e Baixa Pombalina.

A Operação Natal - Cidade Limpa e Segura implica um acréscimo de custos para a autarquia na ordem dos 48 mil euros, um aumento que o presidente da Câmara, António Costa, considera "importante", apesar de apenas abranger algumas zonas da capital. "É um esforço acrescido numa altura de muita dificuldade financeira, mas é importante nesta época, porque assim também se apoia o comércio. Não podemos fazer tudo num dia e por isso definimos estas prioridades", disse António Costa, referindo-se às zonas escolhidas para a operação de limpeza. "Começámos por pintar as passadeiras junto às escolas, agora investimos nas zonas comerciais por causa do Natal e futuramente serão os bairros históricos. Passo a passo vamos melhorando a cidade", acrescentou.

O plano de limpeza de passeios, que conta com a colaboração da Unilever, abrange várias zonas da cidade, entre as quais a Baixa-Chiado, Mouraria, Alfama, Príncipe Real, São Bento, Rato, Amoreiras, 24 de Julho, Campo de Ourique, Saldanha, Praça de Londres, Benfica, as estações do Cais do Sodré e de Santa Apolónia, os terminais de transportes do Campo Grande e de Sete Rios e sete estações de metro.

Já o plano de limpeza "Época Natalícia" envolve as áreas da Baixa-Chiado, Avenida da Liberdade, Avenida de Roma, Saldanha, Praça de Londres, Avenida João XXI, Almirante reis, Guerra Junqueiro, Morais Soares, Colombo, Amoreiras e Fonte Nova.

Depois de apresentada a Operação Natal, António Costa seguiu com a comitiva para a Praça do Rossio, onde seis trabalhadores da autarquia mostraram como vai ser limpa a calçada de Lisboa. "Esta zona tem de ficar um brinquinho. Isto é um cartão de visita da cidade", disse António Costa ao director municipal de Ambiente Urbano, enquanto os trabalhadores escovavam a calçada frente à fonte na praça do Rossio para mostrar que afinal toda a praça tem o desenho das ondas no chão. "Já estão a começar a aparecer as partes brancas", notou António Costa, enquanto seguia o trabalho dos seis funcionários da limpeza que lavavam a calçada sob o olhar atento de vários turistas que aproveitavam para tirar fotografias.»

Notícia Lusa

Sempre defendi que é pela base que se deve iniciar a requalificação Lisboa. Melhoramento dos pisos, limpeza de ruas e fachadas é o verdadeiro trabalho de uma Câmara e não projectos megalómanos que só a endividam. Não se entende como é possível uma capital europeia ter ruas e passeios desfeitos e edifócios a cair. Ago parece estar a mudar. Este é o caminho, a ver vamos se prossegue...

Sem comentários: