21 maio 2008

10 anos depois...





Faz hoje 10 anos que abriu oficialmente a Expo'98, o maior acontecimento internacional que alguma vez Portugal tinha visto. Durante 4 meses e 10 dias, Lisboa foi o centro do mundo e a cidade passou definitivamente a estar na moda. Em 10 anos, a cidade-capital triplicou o número de turistas e abriu portas a que outros acontecimentos europeus e mundiais passassem por aqui. De uma zona degradada, a zona oriental de Lisboa tornou-se em mais um cartão de visita do nosso país. Ao ver este vídeo e ouvir esta música, confesso que fiquei com o nó na garganta.

Tinha eu 23 anos quando tive a honra de participar neste evento histórico no Pavilhão do ICEP. Ficava em frente ao pavilhão dos Açores e ao lado do de Timor Leste. Durante 4 meses trabalhei lá para divulgar o Turismo de Portugal, como relações públicas daquele pavilhão. Todos os dias fui com um sorriso na cara e na alma, andava eu no quarto ano da faculdade (claro que não fui um único dia às aulas durante a exposição). Numa semana estava no turno da manhã e na outra no de tarde. De manhã, tinha de entrar antes do horário dos visitantes e à hora certa ouvia sempre esta música da Expo e uma voz a dar as boas vindas aos visitantes em três línguas. Vi dezenas de concertos à noite, visitei todos os pavilhões, tanto os temáticos como os dos países representados. Tinha o famoso passaporte e foi todo carimbado. Muitas vezes fui ao bar Bugix, onde se dançava em cima das mesas. Já ouvi pessoas diferentes a dizerem que foram elas a iniciar esta prática, mas desconfio que fomos mesmo nós, os do grupo do ICEP. A verdade é que todos nós sentimos que fizemos História. Viveu-se um clima de festa constante, com Olharapos, vulcões de água, concertos na Praça Sony, o teleférico, o desfile da Peregrinação, o Acqua Matrix, o Pavilhão dos Oceanos, o Pavilhão da Utopia (agora chamado de Atlântico), da Realidade Virtual etc, etc.

Hoje aquela zona já não me diz muito. Aquele espírito festivo obviamente acabou. Nesse ano sentimos todos um orgulho enorme em sermos portugueses e lisboetas. Todos os países nos aplaudiram. Comemorámos os 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia com uma esposição mundial dedicada aos oceanos. Há um Portugal antes e depois de 1998, tal como há um antes e depois do 25 de Abril. Em 1998 soubemos que podiamos ser tão bons ou melhores que os outros países. Que sabiamos organizar impecavelmente qualquer coisa. Passámos a gostar mais de nós próprios e isso em termos de mentalidade mudou muita coisa. Se em 1986 passámos a pertencer à Europa política, em 1998 passámos a pertencer ao mundo desenvolvido. Era isso que nos ia na alma e que tem perdurado com altos e baixos. Lisboa passou a ser uma cidade moderna, europeia e desenvolvida, que respeita o seu passado e olha com confiança para o futuro. 10 anos depois houve algumas desilusões, mesmo no recinto da Expo. Mas nada voltou a ser igual à época antes de 1998.

E o último dia? Em que entrou um número recorde de visitantes? Milhares e milhares de pessoas a cantarem o hino nacional em uníssono e a gritar Portugal, Portugal, Portugal... Confesso que nessa noite chorei...

2 comentários:

Moura Aveirense disse...

Eu também... foi uma época inesquecível para quem participou no projecto, eu fui voluntária durante o último mês :)

Júlio Maria disse...

Que saudades...
Foi, sem qualquer sombra de dúvida, uma das melhores épocas da minha vida. Nessa altura, demorava-se 1 hora de Viana do Castelo a Lisboa. Lembram-se?
TG, um grande abraço.