24 julho 2008

Lisboa versus Porto



No outro dia passei por aquele fantástico canal denominado Porto Canal e parei para ver um debate de um programa chamado TGV. E não é que aquele programa se dedica exclusivamente sobre a diferença entre Lisboa e o Porto? Só isso prova o provincianismo de algumas mentes da segunda cidade do País. Pelo que percebi, aquele era o último programa e um balanço do que foi dito ao longo de meses. Fiquei a compreender que muitos portuenses continuam com aquele trauma e complexo de não serem a capital e que se acham muito desfavorecidos em relação a Lisboa. Pior: acham que são os porta-vozes de todas as regiões de Portugal "subjugadas" por Lisboa. É preciso dizer que a Área Metropolitana do Porto, e bem, é a que recebe mais dinheiro depois da de Lisboa e onde são feitos mais investimentos, depois da Área Metropolitana de Lisboa. Que deveriam ter vergonha na cara por se acharem desfavorecidos, quando Trás-os-Montes e o Alentejo são as regiões mais pobres do País e que têm muito menos voz que a Área Metropolitana do Porto. E não se queiram comparar à região da capital que tem quase três milhões de pessoas (a do Porto tem cerca de 1 milhão). É óbvio que a Grande Lisboa tem mais investimentos, afinal de contas vive aqui quase 1/3 da população portuguesa. É óbvio que a capital de um país tem de ter mais investimentos do Estado e também de privados. É assim em todos os países: Paris, Londres, Berlim, Roma , Bruxelas e até mesmo Madrid, apesar de Barcelona ter tido um enorme desenvolvimento. As segundas cidades têm sempre um papel secundário nos países europeus. Isso não é nenhum desprimor para as respectivas... Se gastassem mais energias a cuidar do que é seu em vez de as gastar a chorar com a comparação com Lisboa, talvez o Porto evoluísse um pouco mais, sobretudo nas mentalidades, que ainda é muitas vezes primária e muito pouco cosmopolita e europeia. Por mim, gosto muito de ir passear ao Porto e acho muita piada aos seus cidadãos, mas a maior diferença que encontro nem é nos investimentos do Estado, é mesmo na maneira retrógada como ainda pensam.

1 comentário:

Exile of red disse...

Eu também gosto muito de passear em Lisboa e acho muita piada aos seus cidadãos.
E nem todos os transmontanos ou os que vivem no Porto têm mentalidade retrógada ou algum tipo de complexo de inferioridade em relação a Lisboa.
Lisboa será sempre uma grande cidade, com tudo o de bom e de mau que isso representa.
Não sou do Porto, mas vivo no Porto. Vou muitas vezes a Lisboa e sinceramente, espero que o Porto nunca evolua nos aspectos que referiu, sobretudo no que concerne a mentalidades....

Exile of Red
"Non nobis Domine, no nobis sed nomini Tuo da Gloriam"