11 agosto 2008

Moita Flores outra vez...


Já aqui falei uma vez deste ex-criminologista e actual presidente da Câmara de Santarém. É verdade, embirro com o homem. Mas ou estou louco ou é Moita Flores que está. Além das baboseiras de lugares-comund que vomita várias vezes na televisão sobre tudo e nada (não entendo como o continuam a convidar para comentar assuntos na TV), desta vez perguntaram-lhe o que pensava sobre o caso dos dois brasileiros que tentaram assaltar um balcão do Banco Espírito Santo, em Lisboa, e que fizeram dois reféns. (O desfecho já se sabe: um dos brasileiros foi morto e outro ficou gravemente ferido e foi para o hospital.) Então não é que Moita Flores disse, com todos os dentinhos que ainda tem, que estes problemas podem agravar-se porque os brasileiros vêm para cá fazer tráfico de droga, tráfico de mulheres e vários outros tipos de crimes? O homem pirou de vez daquela cabecinha. Os imigrantes brasileiros é a maior comunidade estrangeira de Portugal e tenho a certeza que a grande maioria das pessoas oriundas do Brasil são honestas e apenas procuram trabalho para obterem uma vida melhor que tinham no seu país. Moita Flores fez um comentário completamente xenófobo e nojento. E logo ele que é político e presidente do município onde está enterrado o descobridos do Brasil: Pedro Álvares Cabral. Mas ele sabe lá o que é ser responsável. Ele quer é ganhar mais uns euros aparecendo na TV. O embaixados do Brasil em Lisboa reagiu, e bem, a mais este vomitado de Moita Flores. Não há ninguém que cale esta besta quadrada?

3 comentários:

PdR disse...

Concordo veemente!

Nao se pode julgar uma parte, como um tudo.
Generalizar pode ser muito perigoso e neste caso especifico aumenta as tendencias xenofobas - que se vao acentuando dada a situacao economica do Pais.
E' perigoso um governante, uma pessoa que em principio tem responsabilidades, a pronunciar-se publicamente dessa forma.

Grande abraco,

Pedro "Sapo"

Anónimo disse...

Olá "Sapo"! Tudo bem? Como vão as coisas nos EUA? Adiciona-me ao teu msn. O meu é do hotmail com o meu nome e apelido com um . (ponto) no meio. abraço

Anónimo disse...

TG:
Infelizamente, acessei este site somnte agora, depois de alguns meses do ocorrido. Aqui no Brasil temos acompanhado notícias sobre discriminação contra brasileiros, não só em Portugal mas também na Espanha.
Curiosamente, no Brasil estas duas são as maiores colônias de estrangeiros, oriundos de repetidas imigrações feitas, desde Portugal a mais de 4 séculos e da Espanha desde o inicio do século passado, não bastasse o fato de a maioria dos brasileiros ter nome/sobrenome portugueses ou espanhois.
É claro que o seu Moita deve ter esquecido da história e que muito provavelmente deve ter parentes, mesmo que longínquos vivendo no Brasil.
Nós brasileiros sempre nos consideramos, não como patria irmã de Portugal, mas como "filhos". De vocês herdamos nossos costumes, nossa lingua, nossa comida, nossa cultura e principalmente nosso geito de ser, hospitaleiro, sincero e muitas vezes ingênuo.
A despeito de piadas que fazíamos dos portugueses (ainda fazemos, mas com menor intensidade), sempre tivemos o maior respeito , não só pelos portugueses de Portugal, mas pelos portugueses "brasileiros" que muito contribuiram para o progresso e desenvolvimento do Brasil. Foram trabalhadores corajosos, que ao lado de brasileiros desbravaram e conquistaram esse imenso paíz, maior parte deles, sem nunca mais ter voltado a sua origem.
Não há raiva nem tampouco revanchismo nesta minha mensagem, apenas tristeza, porque embora não seja o seu caso, e acredito não seja o da maioria dos portugueses, ainda existem pessoas preconceituosas e principalmente ignorantes a respeito da história e da realidade social de hoje.
Agradeço o espaço dedicado, para estas poucas palavras, e manifesto minha simpatia ao seu Blog e a milenar Ordem dos Templários.

James Butler
jr.consult@hotmail.com