17 setembro 2006

Siza Vieira



Mais uma obra de Siza Vieira que não me encantou... Definitivamente não gosto deste arquitecto. Nem Pavilhão de Portugal, em Lisboa, nem Museu de Serralves, no Porto, nem agora esta marginal de Vila do Conde. O simplismo pouco prático deste dito "mestre" não encanta e consegue mesmo irritar as pessoas que usufruem dos seus espaços. A arquitectura deve ser arte, mas deve também saber adaptar-se ao local e às pessoas que convivem com a sua obra. Esta marginal é cinzenta, demasiado simplista e até a pista de ciclismo se confunde com o restante passeio, que já de si parece uma estrada por ter sido feito em alcatrão. O muro é de betão para ainda dar um tom mais cinzento ao local. Salva-se a praia e o belo mar desta zona. Definitivamente não gosto de Siza Vieira!

2 comentários:

Filipe Gil disse...

Discordo, o museu de Serralves é das coisas mais bonitas de Portugal. Quem me dera ter algo assim em Lisboa.

O que o Siza faz é algo bem português, que deriva de uma resposta ao barroquismo dos Taveiras e afins. Não me importava de ter Siza ou Souto Moura, esse sim o meu preferido, de Norte a Sul de Portugal.

Quanto à pista de ciclismo. Acho-a bonita, pela foto, mas não dá para sentir o efeito que tem no local. Assim, confio no teu gosto.

Beijos

Anónimo disse...

Não aprecio o Museu de Serralves, enquanto obra arquitectónica, apesar de não ferir tanto como noutros locais porque não está numa zona histórica. Para mim o Siza não sabe intervir em zonas antigas. Ainda assim, os edifícios da Gulbenkian metem o Museu de Serralves (isto enquanto obra arquitectónica, não estou a falar do resto) a um canto!