17 setembro 2006

Vila do Conde


Ontem fui dar uma volta por "Bila do Cuonde" e, depois da marginal, junto à praia, fui ao centro da cidade, que merece uma visita. Tem uma parte histórica pequena, mas bem conservada, mas que ainda é longe (a pé) das praias. Ao contrário de Póvoa de Varzim que se desenvolveu junto à costa e que acabei por conhecer à noite. Mas o que é mais engraçado por estas zonas são as pessoas. A começar pela pronúncia! Sempre que venho ao Norte parece que estou a ver ininterruptamente o Jornal da Tarde da RTP, cheio de reportagens do Grande Porto... Aquelas vogais exageradamente abertas são deliciosas! Ontem acabei por entrar num café e o que eu fui pedir: uma bica! O puto de 17 ou 18 anos que estava a servir ficou a olhar para mim como se eu tivesse dito a coisa mais estranha do mundo. Rapidamente disse café, para não haver mal entendidos, mas continuou a olhar para mim como se eu tivesse vindo de Marte. E isso lembrou-me uma vez que fui a casa dos tios em Vila Real, há uns 20 anos... Estava a brincar com os primos na rua e aparecem umas outras crianças da nossa idade que me ouviram dizer qualquer coisa e uma delas acaba por exclamar: "Olha! Aquele fala como os da televisão!"

1 comentário:

Anónimo disse...

Deliciosa esta estória!!!