08 julho 2008

Domingo em Lisboa


Quem me conhece sabe que eu trabalho na Avenida da Liberdade, junto ao Marquês de Pombal, na nossa maravilhosa capital (sim, eu amo Lisboa como é impossível amar mais). Este domingo trabalhei (coisa nada aconselhável). Pior. Tive de ir trabalhar às 10.30 "de la matina". Mas pior que ter de ir trabalhar a um domingo de manhã, é encontrar um sítio para almoçar a um domingo na zona do Marquês de Pombal. O único restaurante aberto é um chinês e o centro comercial por baixo do Palácio Sottomayor. Não, não é para acreditar, o tal centro comercial tem um único snack-bar aberto aos domingos. Todos os outros estão fechados assim como as lojas nos andares de cima. Sim, é um centro comercial que fecha ao domingo, excepto um banal snack-bar que só vende lasanha (lasagna se escrito à italiana) de carne de vaca e de frango! Que as lojas fecham todas ao domingo (que é uma estupidez tamanha!), já se sabia, agora haver um centro comercial que apenas tem um dos seus espaços abertos, nunca tinha visto! Acabem depressa com esta coisa de se fechar ao domingo. Porra, estamos na capital de um país europeu! Qualquer estabelecimento comercial, do quiosque da esquina até uma marca multinacional devem estar TODOS os dias abertos. É que já ninguém usa os domingos para ir à missa e já ninguém considera os domingos um dis do tal senhor que foi crucificado na cruz há cerca de 2000 mil anos. A vida das pessoas mudou. Se os comerciantes não entendem isso, então dediquem-se a outra actividade, como por exemplo cavar batatas numa qualquer aldeia de Trás-os-Montes. O comércio tem de ser obrigado a abrir todos os dias, de preferência com horários alargados. Sim, porque também não se entende, numa época em que se vive cada vez mais à noite, que haja meia dúzia de coisas abertas durante a madrugada. Acordem, já estamos no século XXI há oito anos!

Foto: Para quem não sabe, a imagem é do Palácio Sottomayor, que tem um centro comercial em baixo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Na maioria das zonas de Lx não é economicamente viável manter aberto um negócio ao fds, simplesmente porque não há clientes, a maioria da população vive nos subúrbios, e os lisboetas vão para as suas casas de fds.

Cumps

andrea disse...

lasagne (seria o modo correcto escrito em italiano)
de qualquer maneira é esquisito que só esteja aberto um unico snack-bar. enfim... aqui em Antuérpia a coisa é bem pior, aos domingos nem as moscas vão á rua.

TG disse...

Lasagne é lasanha no plural: lasanhas. Lasanha no singular é lasagna. ;-)

Anónimo disse...

Epa'... eu e' mais bolos! :)
De qualquer forma Sr.Guilherme, as heresias que profere ja' lhe garantiram um lugar num local bem quente (nao, nao e' Marraquexe). eheheh
O problema e' que os ditos donos das tascas vao mesmo aos fins de semana cavar para Tras-dos-Montes!

Eu ca' para mim sugeria que se fizessem campeonatos de Paintball nesse dito "Centro Comercial"! Concerteza que algum desses tipos das roulottes das bifanas iria para a porta fazer negocio e assim ja' nao era preciso comer essas comidas "estraangeirax".

P