30 abril 2007

Taxistas...


Confesso que tenho uma opinião muito negativa em relação aos taxistas. São, em geral, malcriados, antipáticos, chatos, maus condutores, nada cívicos, oportunistas, bimbos, saloios, ordinários... Enfim, têm todos os defeitos do ser humano. Dito isto, sei que posso estar a ser injusto com vários profissionais desta classe profissional, mas a vida é mesmo assim: por uns (nesta caso a maioria) pagam os outros... Ainda houve tempos em que achava que eu é que tinha azar, mas rapidamente percebi que não. Todas as pessoas que eu conheço têm queixas sobre esta gente. Guiam como loucos em Lisboa, tentam enganar os clientes, têm conversas pouco apropriadas e até há vários que não sabem o que é água e sabonete. Hoje tive mais uma má experiência. Na zona da Praça de Londres estive meia hora à espera que aparecesse um táxi e quando apareceu fingiu que nem me viu e continuou o seu rumo. No outro dia apanhei outro que ficou furioso por eu pedir um percurso pequeno. Há uma semana e tal apanhei outro que em cada frase dizia dez asneiras. Antes desse, apanhei outro que guiava a mais de 90 quilómetros/hora entre o Marquês de Pombal e a Estrela... e todos eles buzinam depois das 22 horas. Não há polícia para esta gente? Porque não são multados? Se a profisão deles é guiar, não deviam ser os primeiros a cumprir as regras do código da estrada? Isto já para não falar dos burlões que estão no aeroporto a tentar apanhar turistas para os levar a passear a Sintra quando o destino é a Baixa de Lisboa... Sempre que apanho um táxi, o taxista conta-me a vida toda e dá opiniões sobre tudo e todos. Eles ainda não perceberam que eu e todos os clientes se estão borrifando para o que eles pensam sobre política, futebol ou o tempo que faz? Que a opinião deles não conta para nada? Detesto taxistas! Pim!

27 abril 2007

Sábado em Tomar!


Imagens de Portugal (3)


Pormenor de Lisboa
Foto de Roland Parton, do site TreakEarth.

A memória é lixada...


Reparem no que Paulo Portas diz sobre o poder e sobre um hipotético ministro do Mar... em 1993, num programa chamado "Raios e Coriscos", apresentado por Manuela Moura Guedes! Para quem esteja a ficar com alzheimer, eu recordo: Paulo, que nesta altura era director do Independente, chegou mesmo ao tal poder num governo de Durão Barroso e depois, já num governo de Santana Lopes, foi ministro da Defesa e do... Mar! Entretanto, Manuela Moura Guedes foi sua apoiante, tendo andado a colar cartazes do CDS-PP quando o líder popular era conhecido como "o Paulinho das feiras". Portugal é mesmo pequeno... e, pelos vistos, de (muito) fraca memória.

E esta, hein?


Carmona Rodrigues foi constituído arguido por causa do processo Bragaparques/Feira Popular/Parque Mayer. Quero eleições!

Imagens de Portugal (2)


Como eu gostaria de estar aqui... na Praia D. Ana, no Algarve, com uma "bejeca" à minha frente!
Foto de David Grant, retirada do sítio TrekEarth.

25 abril 2007

Última hora: Palhaços inauguram Túnel do Marquês


Mais de 18 mil alminhas foram inaugurar o túnel do Marquês a pé. Mas este povo está completamente louco? Depois foi a vez dos carros. Resultado: engarrafamentos no túnel num dia feriado! Já não bastava a bimbice de entupir a Baixa para ver a mais horrorosa "árvore Millenium de Natal" do mundo? Não sabia que o Circo (Portugal) Chen tinha tantos palhaços!
Nota: No mesmo dia em que a Câmara de Lisboa inaugura a sua coqueluche, após 4 anos de atraso e 4 milhões de euros de derrapagem orçamental, o ex-vereador das finanças da mesma autarquia é constituído arguido. Ele há coincidências...

25 de Abril, sempre!
















Sempre confundi o dia dos meus anos com as comemorações da revolução dos cravos. Nasci um ano depois, quando se realizaram as primeiras eleições livres em Portugal, no Chiado, em Lisboa. Ali perto, no Largo do Carmo, em 1974, cenário maior do Dia da Liberdade, Salgueiro Maia foi o principal intérprete da restauração democrática. Dele, lembro-me anos mais tarde num almoço dos Antigos Alunos do Colégio Nun'Álvares de Tomar, ao qual fui com a minha mãe. Lembro-me que os meus pais falaram com ele e que era um homem com um ar duro, mas com uns olhos serenos. Desde a minha infância, convivi com cravos encarnados nos meus anos, como se aquele símbolo me pertencesse por inerência. Sem qualquer consciência política na altura, recordo que a minha mãe via os discursos solenes na Assembleia da República pelo televisor. E eu achava piada ver uns senhores engravatados com um cravo na lapela. Mais tarde, a minha mãe explicou-me o que significava o 25 de Abril e que tinha estado nesse dia no Largo do Carmo. Que tinha orgulho por eu ter nascido precisamente um ano depois. Soube que o meu tio foi um capitão de Abril e lembro-me que automaticamente fiquei a gostar ainda mais dele. Passei a olhá-lo como um dos heróis que mudou o País. Fui crescendo e o 25 de Abril tornou-se na minha cabeça o dia em que Portugal acordou de 48 anos de uma noite triste, chuvosa e trágica... para renascer livre, democrático e alegre. Apesar de não ter vivido esse dia e os que lhe seguiram em 1974, sinto que passei por lá. Às vezes parece que vi as chamites chegar a Lisboa, que estive no Terreiro do Paço, no Rádio Clube Português, no Largo do Carmo, nos estúdios do Lumiar da RTP. Tantas foram as histórias que ouvi e vi, que aquela data se tornou uma realidade da minha vida. Muitas vezes me emocionei com Grândola, Vila Morena e E Depois do Adeus, e também com imagens de época, em que vi todo um povo unido nas ruas a gritar que jamais seria vencido. Talvez me tenha tornado de esquerda por todas estas influências... Nunca saberei. A verdade é que o 25 de Abril também sou eu... Parabéns à Democracia, à Liberdade e a Portugal!

Parabéns a... mim!


to me!

24 abril 2007

Falta um dia...











Hoje, há 33 anos, Portugal estava na véspera da Liberdade, da Democracia, da Cidadania plena. Infelizmente, muitos portugueses ainda não aprenderam a viver no pós-25 de Abril...

23 abril 2007

Há dias (e semanas) assim...


Quando o stresse é mais forte do que o controlo, a via é mesmo de sentido único. Sobretudo quando se receia falhar. Há que manter a calma e o pânico esfuma-se. O que seria das nossas vidas sem um pouco de agitação?

22 abril 2007

Estes comunistas...


A Juventude Comunista não aceitou o nome de Ricardo Araújo Pereira para discursar no dia 25 de Abril em representação dos jovens. O "Gato Fedorento" foi proposto pela Juventude Socialista e pelos jovens do BE por ser abertamente de esquerda, não pertencer a nenhum partido e ser um personagem com uma linguagem que chega facilmente aos jovens, numa altura em que já são poucos os que sabem o que representa a revolução dos cravos. Os comunistas, mais os jovens da CGTP e os Verdes não aceitaram o nome e propuseram um jovem sindicalista... Que tristes... Resultado: No dia 25 de Abril os jovens, pela primeira vez, não vão ter representação. Os comunistas detestam todos aqueles que já pertenceram ao seu partido e saíram, como é o caso de Ricardo Araújo Pereira. Acham que são donos e senhores desta data e só aceitam nomes que lhes interessam, boicotando os dos outros. É a "democracia" desta gente, que felizmente foi derrotada em 1975 por Mário Soares, mas que ainda tem a mania que decide alguma coisa nesta país...

21 abril 2007

Quiz


Questionário do sítio Portugal Diário sobre o 25 de Abril. Testa o teu conhecimento sobre a revolução dos cravos aqui.

Nem mais!


"Engenheiro
2 Engenheiros diplomados no final da obra. Foi nesta ocasião que os jornais descobriram que o primeiro-ministro não é engenheiro. Num país onde as obras de engenharia nunca terminam nos prazos, custam o dobro, ou o triplo, ou o décimo do orçamentado, deram origem a exemplares tão brilhantes como a engenharia civil do Algueirão-Mem Martins, Armação de Pêra, Espinho, o IP4, o IC 19, o túnel do Rossio, engenheiro e empreiteiro deviam ser palavras de insulto, mas parece que não. Se o Carmona Rodrigues é professor engenheiro e o Alberto Jardim faz engenharia financeira, os licenciados em engenharia deviam esconder os diplomas entre a pele da barriga e as cuecas, onde os membros do Opus Dei escondem o cilício da mortificação.

Universidade Independente
Não me parecia pior que outras e servia exactamente para o mesmo: passar diplomas a quem deles necessita para melhorar a vida. Há uns anos davam-se diplomas da quarta classe por favor a analfabetos para tirar a carta de condução ou arranjar emprego nas câmaras municipais. Hoje é necessário um canudo universitário. Para o fim a que se destina o diploma, tanto faz sair licenciado em Relações Internacionais, em ciências comunicacionais e marketing, em teologia, magnetismo pessoal, ou engenharia municipal. O que os alunos querem é um papel timbrado para arranjarem um empregozito diante de uma secretária a mexerem nuns papéis ao abrigo de responsabilidades e outras intempéries. O que for para fazer compra-se feito a quem saiba fazê-lo."
Carlos de Matos Gomes

Textos retirados do blogue Avenida da Liberdade

20 abril 2007

Do mais puro pop


Grace Kelly, de Mika

G'anda Belenenses!


O meu terceiro clube venceu o Sp. Braga e vai à final da Taça de Portugal, algo que não acontecia desde 1989. Agora só espero que a vença no Jamor...

Um novo blogue...


Já que estou abrileiro, aqui vai o link do recente Avenida da Liberdade, da Associação 25 de Abril

18 abril 2007

O herói

O símbolo

A emoção e tensão no Largo do Carmo

A festa

O cartaz

Falta uma semana...


A partir de hoje começo a publicar algumas imagens marcantes referentes ao 25 de Abril de 1974

14 abril 2007

E a nova DN televisão


Também para opinar...

13 abril 2007

Novo DN


Opinem!

Semana louca de parto!


Só agora volto a escrever aqui, porque apenas hoje tive folga. É que esta semana foi uma loucura em termos de trabalho. Entrei sempre de manhã e nunca saí antes das 3 da madrugada. Em dois dias saí mesmo depois das 6 da manhã. Mas acho que valeu a pena! Sobretudo porque trabalhei em algo que me agrada e com um ambiente fantástico. Foi uma aventura ver nascer um projecto novo, criado de raiz. Pela primeira vez fundei, com colegas e orientado por um director, um produto de comunicação social, se bem que incluído num outro com mais de 140 anos. Nasceu a DN televisão!

05 abril 2007

O que tenho ouvido...


Quando trabalho vou ouvindo música. Hoje foi Nicorette, e não... não é por a vocalista ser minha prima...

04 abril 2007

Trabalho


Não costumo, nem devo, falar do meu trabalho aqui neste blogue por uma questão ética. Desde a criação do Cavaleiro Templário muitas coisas se passaram naquela que é a minha segunda casa e, várias vezes, a primeira, tanto boas como menos boas. Contudo, hoje abro uma pequena excepção porque a partir de hoje inicio funções num novo projecto do meu jornal de sempre. Sinto-me muito satisfeito, motivado, quase eufórico... E era apenas isto que queria partilhar convosco. Uma coisa é garantida: passo a ir com muito mais vontade para o emprego, mesmo sabendo que vou "dar o litro". Mas lá diz o ditado... "quem corre com gosto não cansa". Ou quase, diria eu!

Ainda o Alentejo


Aqui está a minha peça no DN sobre dois dias muito simpáticos

01 abril 2007

Até parece piada de Dia das Mentiras


De acordo com esta notícia do DN, o Dicionário da Real Academia Espanhola descreve "Galego" como "tonto", o que está a provocar acesa polémica na nação da Galiza. Os castelhanos com estas atitudes ainda vão criar novas ETA's... Depois não se admirem!